“Moscou para Principiantes” faz lançamento online

Integrante e cofundadora da Cia Hiato, a atriz, dramaturga e diretora Aline Filócomo faz lançamento, bate-papo e leitura dramática do seu novo texto, Moscou Para Principiantes, no canal do youtube da Editora Javali, em 5 de novembro, às 20h. A leitura será realizada pelas atrizes Fernanda Stefanski, Natacha Dias e Rita Grillo.

O texto, que transita entre a ficção e a não-ficção, surgiu da transcrição poética de conversas estabelecidas entre as artistas a partir de temas presentes em “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov e, do registro de encontros entre a dramaturga e um grupo de mulheres da terceira idade. A ideia é criar uma reflexão sobre os sentidos atuais do trabalho pela ótica da mulher, relacionando esse tema com questões como o “desejo e a capacidade de criação” e “o impulso de concretização de outras realidades possíveis”. 

Com prefácio de Leonardo Moreira e posfácio de Natacha Dias, a peça de Aline Filócomo tangencia discussões importantes do atual momento político brasileiro, quando é colocado em pauta o fim das seguranças trabalhistas e previdenciárias. Desse modo, cada vez mais a existência é estritamente associada à capacidade humana de produzir: o tempo é transformado em matéria consumível, e o ataque generalizado à arte e à cultura anulam o direito à criação e contemplação. 

Moscou para Principiantes discute os sentidos atuais do trabalho, relacionando o tema a questões como o desejo e a capacidade de criação e impulso de concretização de outras realidades possíveis. O texto recorre à transcrição poética de diálogos promovidos em dois núcleos de mulheres (artistas de teatro X grupo de aposentadas da terceira idade), com procedimentos livremente inspirados nos diálogos de “As Três Irmãs”, de Anton Tchekhov. Transitando entre a ficção e a não ficção, a obra tangencia discussões importantes deste momento político brasileiro, quando é colocado em pauta de modo articulado o fim das seguranças trabalhistas e previdenciárias.

O lançamento do livro, a leitura e o bate-papo são atividades de um projeto contemplado pelo edital PROAC de Produção e Publicação de Obras Teatrais no Estado de São Paulo/2019. A estreia oficial do espetáculo ainda não tem data prevista.

Foto: Magon.

Ficha Técnica

Texto e direção: Aline Filócomo. Elenco: Fernanda Stefanski, Natacha Dias e Rita Grillo. Prefácio: Leonardo Moreira. Posfácio: Natacha Dias. Produção: Aura Cunha.

Serviço

Transmissão no YouTube

Data: 5/11. Quinta, 20h.

YouTube: Canal Javali Editora.

Compartilhe!