O Portal da Arte Brasileira

MON apresenta visita virtual à exposição “O Ritmo do Espaço” em 12 de fevereiro

0 14

O Museu Oscar Niemeyer (MON) apresenta na sexta-feira, 12 de fevereiro, às 18h, uma visita virtual com o premiado artista Yutaka Toyota e Denise Mattar, curadora da exposição “Yutaka Toyota – O Ritmo do Espaço”, que está em cartaz na Sala 4 do MON. Escultor, pintor, desenhista, gravador e cenógrafo, o artista é também um dos pioneiros do movimento cinético internacional e da arte interativa.

O encontro será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da instituição e terá a participação também do diretor de projetos do Atelier Yutaka Toyota, Gianni Yo Toyota, e da diretora cultural do Museu, Glaci Gottardello.

A exposição apresenta 86 obras, uma instalada na área externa do MON. Embora seja retrospectiva do artista, que completará 90 anos em 2021 e continua em pleno vigor criativo, a mostra não é estruturada de forma rigidamente cronológica. Contempla trabalhos produzidos a partir dos anos 1960 em diversos suportes e recebeu, em 2018, o prêmio de Melhor Retrospectiva do Ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Post Patrocinado

A curadoria de Denise Mattar evidencia a coerência interna da obra de Toyota, sua originalidade e pioneirismo, fazendo conviver trabalhos de diversas épocas ao lado de seu trabalho atual, que continua surpreendentemente intenso. Privilegiando a produção escultórica de Toyota, enfatiza o percurso e as principais questões que permeiam a obra do artista, apontando o processo que o levou da pintura ao objeto e do plano à superfície reflexiva – instaurada como quarta dimensão.

Foto: Jaime Acioli.

Serviço

Data: 12/2. Sexta, 18h.

Site: www.museuoscarniemeyer.org.br.

YouTube: Canal Museu Oscar Niemeyer.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X