O Portal da Arte Brasileira

MON apresenta exposição do artista François Andes, “A Travessia do Desastre”

0 9

Realizada pelo Museu Oscar Niemeyer (MON) e apresentada pela primeira vez no Brasil, a exposição “A Travessia do Desastre” foi inaugurada em 7 de maio, na Sala 2. É um instigante conjunto de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, figurinos e máscaras – que leva o público a um fascinante intercâmbio entre a cultura de países asiáticos e do Brasil.

A mostra foi concebida durante períodos de residência artística de François Andes e do curador Luiz Gustavo Carvalho, realizada no Brasil, Vietnã, Camboja e Coreia do Sul, entre 2016 e 2019.

Entre as obras criadas especialmente para a exposição do artista no Museu Oscar Niemeyer estão três que foram inspiradas pela coleção de arte asiática do MON. São elas: “A Tempestade”, baseada em porcelanas chinesas; “Três Estudos para Motivos Têxteis”, realizada a partir de leques japoneses, e “O Destecer do Arco-íris”, com referência à Deusa-Mãe de origem indiana.

Post Patrocinado

François Andes vive e trabalha em Lille (França). Seu trabalho foi exibido em instituições de renome internacional, como o Centre d’Arts Visuels le Labanque, Béthune (França); o Musée du Château de Flers, Lille 3000, Villeneuve d’Ascq (França); o Museu de Bailleul e Fort de Mons (França); e no Oulan Bator, Pôle d’Art Contemporain, Orléans (França). Andes também realizou performances durante a Nuit Blanche, Paris (França), e na Bienal de Mons (Bélgica).

Foto: Kraw Penas.

Serviço

Local: Sala 2. Museu Oscar Niemeyer – MON. Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – Paraná. 

Site: www.museuoscarniemeyer.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X