O Portal da Arte Brasileira

Mercado Brasil de Artesanato Tradicional acontece de 4 a 7 de maio, no Rio

0 33

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) e a Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) após cinco anos trazem de volta, de 4 a 7 de maio, mais uma edição do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional. O evento, com entrada gratuita, acontece no jardim do Palácio do Catete e expõe uma seleção de peças de artistas e comunidades artesanais de todo o Brasil, criadores que já passaram pelo Programa Sala do Artista Popular (SAP), fundado em 1983, uma das mais consistentes iniciativas do setor. O artesanato tradicional é aquele que passa de geração a geração, entre famílias e povoados, unindo o fazer artístico à matéria-prima nativa local. Um exemplo são as exuberantes criações produzidas com capim dourado do Jalapão, Tocantins, conhecidas mundo afora.

Das mais variadas matérias-primas e de localidades diversas de todas as regiões do país, estarão à venda objetos de decoração, vestuário, utilitários, brinquedos, acessórios, entre outros. Conjuntamente, é lançada a vitrine virtual do Mercado Brasil. O site pretende dar visibilidade para essa produção, divulgando contatos dos artistas e comunidades, para que os interessados possam adquirir as peças diretamente com eles. Os produtos divulgados também podem ser adquiridos no espaço de comercialização da SAP, na sede do CNFCP-Iphan, no Catete, RJ.

O Mercado Brasil integra o Programa SAP e é fruto de parceria entre a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) e o CNFCP/Iphan, com a missão de fortalecer o artesanato brasileiro de cunho tradicional. Das esculturas de madeiras da cearense Juazeiro do Norte aos brincos e colares em escama de peixe das redeiras de Pelotas (RS), da renda filé alagoana ao trançado em fibras da caatinga no sertão baiano, o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional é a oportunidade de também levar para casa e fortalecer a diversidade brasileira.

Post Patrocinado

Serviço

Local: CNFC – Rua do Catete, 179 – Jardim do Palácio do Catete – Rio de Janeiro.

Datas: 4 a 7/5. Quarta a sábado, 12h às 18h.

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X