O Portal da Arte Brasileira

Memorial da Resistência de São Paulo inaugura mostra “Yona Friedman: Democracia”

0 15

O Memorial da Resistência de São Paulo inaugura no sábado, dia 26 de junho, às 11 horas, a mostra biográfica “Yona Friedman: Democracia”. Com curadoria de Ana Pato, coordenadora do Memorial, a mostra apresenta um recorte da produção do arquiteto, artista, sociólogo e antropólogo franco-húngaro Yona Friedman (1923-2020), apresentando animações, manuais desenvolvidos com a ONU, instalações dentro e fora do edifício, intervenções urbanas em parceria com coletivos da região central, além de encontros públicos em parceria com o Sesc Bom Retiro.

Nascido na Hungria e radicado na França, Yona Friedman dedicou sua vida à criação de uma linguagem universal e acessível sobre os direitos humanos, as questões sociais e a autonomia dos indivíduos, sobretudo a partir dos anos 1970, quando colaborou com programas da UNESCO e Universidade das Nações Unidas. Valendo-se de uma linguagem casual e facilmente transmissível, os quadrinhos, desenvolveu manuais em que defende a autonomia do indivíduo para compreender e interpretar o mundo de acordo com a própria experiência. Para ele, o direito a compreender é parte dos direitos humanos .

“Yona Friedman: Democracia” conta ainda com a realização de uma série de ações e intervenções urbanas em parceria com os coletivos artísticos casadalapa e Paulestinos, além de encontros públicos junto ao SESC Bom Retiro, onde a curadora e convidados aprofundam discussões e temas suscitados pela mostra.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Memorial da Resistência de São Paulo – Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo.

Abertura: 26/6. Sábado, 11h.

Visitação: 26/6 a 7/3.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X