MASP Escola lança novos cursos online em novembro

Depois de migrar para o ambiente digital no início da pandemia de covid-19, o MASP Escola chega em novembro com mais cursos inéditos. Assim como as anteriores, todas as aulas serão ministradas online seguindo as medidas de isolamento social.

As formações são as seguintes: “Uma introdução à história da cultura visual no Brasil”, “Corpos e fantasmas na fotografia brasileira”, “Métodos de crítica de arte e historiografia feminista” e “Breve história dos museus e de suas coleções”. 

Os interessados poderão se matricular pelo site do MASP e as vagas são limitadas. Cada curso custa R$240,00 (Amigo MASP tem 15% de desconto).

Confira a programação:

Uma introdução à história da cultura visual no Brasil.

Com Giancarlo Hannud.    

Datas: Terças e quintas: 17, 19, 24, 26.11, 1º e 3/12. Horário: 19h às 21h.

Sinopse: Com um olhar panorâmico sobre o desenvolvimento da cultura visual no Brasil, o curso terá como base os materiais disponíveis e as formas como eles foram trabalhados por artistas, artesãos e construtores. O objetivo será identificar um imaginário específico do território, assim como características de uma cultura artística local, passando pela produção de construtores e artífices coloniais, viajantes europeus, mestres acadêmicos, e por temas como o embate figuração x abstração, a institucionalização da arte popular nas décadas de 1950 e 1960 e, ainda, as experimentações de Lygia Clark e Hélio Oiticica.

Corpos e fantasmas na fotografia brasileira.   

Com Veronica Stigger.

Datas: Quintas e sextas: 27/11, 3, 4, 10 e 11/12. Horário: 19h às 21h.

Sinopse: Neste curso, pretende-se examinar um conjunto abrangente de fotografias modernas e contemporâneas brasileiras tendo como fio condutor as noções de fantasma corpo. Serão abordadas obras de artistas como Mário de Andrade, Jorge de Lima, Boris Kossoy, Fernando Lemos, Geraldo de Barros, Claudia Andujar, Iole de Freitas, Gretta Sarfaty, Vera Chaves Barcellos, Márcia Xavier, Eduardo Viveiros de Castro, Arthur Omar, Klaus Mitteldorf, Alair Gomes e Hudinilson Júnior.

Métodos de crítica de arte e historiografia feministas.   

Com Talita Trizoli. 

Datas: Segundas e quartas: 30/11, 2, 7 e 9/12. Horário: 19h às 21h30.

Sinopse: A partir da discussão de alguns textos, como o inaugural Por que não houveram grandes artistas de Linda Nochlin, passando por bell hooks Art on my mind até as trocas entre Janet Wolf e Aruna D’Souza sobre a figura da flâneuse, serão analisadas as estratégias e metodologias utilizadas para enfrentar as barreiras de inserção das mulheres no mundo das artes, e quais soluções são possíveis.

Breve história dos museus e de suas coleções. 

Com Felipe Martinez.

Datas: Durante a semana: 30/11, 1, 2, 3 e 4/12. Horário: 16h às 18h.

Sinopse: A história da arte é também uma história dos museus e de suas coleções. Tendo isso em vista, este curso pretende fazer um panorama histórico dos principais museus de arte do Brasil e do exterior, levando em conta os aspectos econômicos e sociais da constituição de seus acervos. Será visto como os museus contribuem para a o entendimento que cada época tem da arte e dos artistas e como o olhar do público foi influenciado pela maneira de expor e classificar obras de arte em instituições museológicas. Entre as instituições abordadas ao longo do curso estão o MASP, o MoMA, o Museu do Louvre, o MAM-SP e o MAC USP.

Foto: Ilana Bessler.  

Serviço

Inscrições no site:www.masp.org.br/masp-escola

Compartilhe!