O Portal da Arte Brasileira

Mario Baptista apresenta mostra “Cidade Errante” a partir de 25 de agosto

0 21

Passaram-se três décadas para que Mario Baptista realizasse uma exposição individual desde que ganhou sua primeira máquina fotográfica. Ele passou a se dedicar exclusivamente à fotografia somente em 2019. O fruto de uma imersão plena na captura de imagens poderá ser conhecido a partir de 25 de agosto, quando ele abre, em São Paulo, a mostra “Cidade Errante”.

Fruto de seu olhar sensível e apurado diante da paisagem urbana e humana da metrópole, a exposição reúne 17 imagens selecionadas sob a curadoria do jornalista, fotógrafo e crítico Eder Chiodetto e poderá ser vista pelo público até 24 de setembro.

Com ampliações em papel algodão que variam de 1 a 3 metros de largura, as fotos escolhidas sintetizam uma estética pautada pela poética presente no contraponto entre luz e sombras. Uma linguagem que Baptista, autodidata que é, vem apurando para contar, por meio das imagens captadas, histórias com muita originalidade.

Post Patrocinado

Em relação a esse olhar fotográfico que ele exercita desde a juventude, Baptista conta que em sua trajetória pesquisou estilos variados para balizarem sua linguagem artística. Confesso admirador do legado de alguns nomes consagrados internacionalmente, ele cita, entre os clássicos da fotografia universal, o francês Henri Cartier-Bresson (1908-2004). No rol dos contemporâneos, destaca o brasileiro Sebastião Salgado e a norte-americana Vivien Maier (1926-2009).

A partir dessas referências, pouco a pouco e sempre à frente das câmeras, ele foi moldando sua percepção diante da paisagem urbana e humana da capital paulista, que é uma temática recorrente em suas fotos. Hoje com um olhar mais apurado, afirma que não altera a essência do que acontece em cena, preferindo atuar como se estivesse espionando por uma fechadura. Fã confesso de composições em preto e branco, ele afirma que desenha com a sombra e não com a luz, sendo que, para ele, esta última é poesia que se transforma em ferramenta para esculpir a cidade.

Foto: Mario Baptista.

Serviço

Local: Studio Raw Gallery – Rua Augusta, 2529, 1º andar – São Paulo.

Visitação: 25/8 a 24/9. Terças a sábados, 14h às 20h.

Agendamento: (11) 99580-4466 (WhatsApp).

Site: https://mariobaptista.com.br/.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X