Organizado pelo Instituto Moreira Salles, a coletiva de pesquisa NaPupila e o Wiki Movimento Brasil, o evento gratuito será realizado virtualmente neste fim de semana (23 e 24 de maio), na plataforma Zoom

 

Com o objetivo de aumentar a presença de editoras e verbetes sobre mulheres na Wikipédia, a maratona Edit -a – thon Artes + Feminismos passará a acontecer mensalmente, com temas específicos. A próxima edição acontece neste sábado e domingo, 23 e 24 de maio, a partir das 14h, em formato online. Gratuito e aberto ao público, o evento de dois dias será realizado através da plataforma Zoom.

A maratona é uma realização da coletiva de pesquisa em artes visuais NaPupila, em parceria com o Instituto Moreira Salles e o Wiki Movimento Brasil. A edição deste mês tratará do tema do trabalho, considerando as abrangências da comemoração do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora, celebrado no 1 de maio, e suas implicações em pesquisas artísticas, curatoriais e institucionais.

No sábado (23/5), haverá uma série de conversas sobre o tema desta edição, com dicas sobre a produção de conteúdos voltados para a esfera das artes e para a internet. No domingo (24/5), o evento será dedicado à maratona em si. O público pode participar das atividades de apenas um dos encontros, mas recomenda-se a presença em ambos.

A programação de sábado (23/5) começa às 14h com uma breve apresentação do projeto com as pesquisadoras Ana Lobo, Julia Baker e Michaela Blanc. Das 14h30 às 16h, a museóloga Juliana Monteiro, mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP, e membros da equipe do Wiki Movimento Brasil discutirão o tema do licenciamento e da produção de conhecimento online. Em seguida, haverá uma conversa sobre o tema “Fotografia, feminismos e trabalho” com Daniele Queiroz, assistente de curadoria do departamento de fotografia contemporânea.

No domingo (24/5), as atividades iniciam às 14h, com uma breve apresentação, seguida de um tutorial de edição. O restante da atividade, até às 18h, será dedicado à criação e edição dos verbetes da enciclopédia.

Como participar:

1– Inscreva-se AQUI 

2– Antes de entrar na sala de reunião crie um perfil na Wikipédia através deste Guia Rápido

3 – Abra um cadastro na plataforma Zoom: https://zoom.us/pt-pt/meetings.html

4 – Nos dias 23 e 24 de maio, a partir das 14h, clique em “Entrar em uma Reunião”

5 – Adicione o ID da reunião 845-103-075 para participar da maratona

 

Serviço

Edit – a – thon Artes + Feminismos I Arte e Trabalho

23 e 24 de maio (sábado e domingo)

Ação coletiva virtual – na plataforma Zoom

A maratona é gratuita e aberta a todos, não sendo necessário conhecimento prévio.

Compartilhe!