O Portal da Arte Brasileira

MAM SP apresenta exposição de Jacques Douchez e Norberto Nicola a partir de 16 de dezembro

0 19

A tridimensionalidade une novamente os artistas Jacques Douchez (Macôn-França, 1921 – São Paulo, 2012) e Norberto Nicola (São Paulo, 1931 – São Paulo, 2007) em Os pássaros de fogo levantarão voo novamente. As formas tecidas de Jacques Douchez e Norberto Nicola, em cartaz a partir do dia 16 de dezembro no Museu de Arte Moderna de São Paulo . Estreando oficialmente como curador, assume vivid astro focus / avaf propõe uma reaproximação póstuma entre os artistas. Além disso, a exposição lança luz sobre importantes sucessores do movimento modernista.

A partir de um conjunto de 26 obras em tapeçaria, 13 de cada artista, é possível um resgate dos laços profissionais e afetivos entre Douchez e Nicola, amigos que tiveram um atelier juntos entre 1959 e 1980, mas não expuseram mais em conjunto após desfazerem a sociedade. Uma das propostas da mostra é traduzir essa conexão ao criar uma união emocional e física dos trabalhos de ambos.

O aspecto tridimensional, caraterística marcante nas criações, entendidas pelos próprios artistas como “formas tecidas”, é refletido também na expografia, co-assinada pelo arquiteto Eduardo Chalabi e assume vivid astro focus. As tapeçarias suspensas no teto e as paredes recobertas de espelhos reforçam esse jogo de dimensões. “Neste espaço átmico, se busca contar uma história, sem tratar de ser histórica ou retrospectiva, dedicada a obras tecidas por eles”, declara o curador. Para além disso, ele afirma que a expografia foi pensada de forma que os artistas fossem recontextualizados em um ambiente da arte contemporânea.

Post Patrocinado

Foto: Renato Parada.

Serviço

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP). – Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 1 e 3) – São Paulo.

Visitação: 16/12/2021 a 13/3/2022. Terça a domingo, 10h às 18h.

Ingressos: R$12,50. (Até 21/1/2022). Agendamento prévio necessário.

Informações: (11) 5085-1300.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X