O Portal da Arte Brasileira

MAM Rio exibe obra de Carmela Gross a partir de 4 de setembro

0 12

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), a partir do dia 4 de setembro, exibirá “Vulcão”, obra da artista paulistana Carmela Gross. Composta por linhas amarelas e vermelhas de LED, a instalação em grande escala ocupará a fachada oeste do prédio projetado por Affonso Eduardo Reidy, a interpelar o olhar de quem caminha ao redor ou enxerga o museu à distância.

De acordo com a artista, o projeto do “Vulcão” nasceu de um longo exercício, iniciado com desenhos em caderno, e passou por diversas etapas até chegar à empena do MAM Rio. Após compor uma coleção de imagens de vulcões, Gross as processou digitalmente em pequeno formato e reproduziu cada imagem por meio de desenhos em nanquim e lápis sobre papel, num exercício cotidiano de fazer massas escuras e nuvens de fuligem. 

Por duas temporadas em 2019, a artista trabalhou no ateliê de gravura da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e com o auxílio de Eduardo Haesbaert, coordenador do ateliê, produziu monotipias à óleo em suportes maiores, a partir dos desenhos de vulcões gerados nos anos anteriores. A experimentação em monotipia deu origem ao conjunto que será apresentado na 34ª Bienal de São Paulo, com o título “Boca do Inferno”.

Post Patrocinado

Em dezembro de 2019, Carmela visitou o MAM Rio com a proposta de elaborar um projeto para a parte externa do museu, a convite dos então curadores Fernanda Lopes e Fernando Cocchiarale.

“Vulcão” é um questionamento sobre arquitetura e arte, movimento e paralisia, pulsões de morte e vida. Convoca os públicos a participarem, de longe ou de perto, e por meio de lava, pó, gases e outros mistérios em erupção, firma a importância em fazer coro à força coletiva daqueles que enxergam.

Foto: Matheus Freitas.

Serviço

Local: MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro.

Visitação: 4/9 a 28/11. Quintas e sextas, 13h às 18h. Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h.

Ingressos: Contribuição sugerida de R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada), com opção de acesso gratuito.

Link para ingressos: www.mam.rio/ingressos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X