O Beijo

MAM Rio apresenta programação em parceria com integrantes da Estação Primeira de Mangueira

MAM Rio apresenta programação em parceria com integrantes da Estação Primeira de Mangueira

Durante os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) oferecerá programação gratuita para todos os públicos, contemplando famílias, adolescentes, crianças e bebês. É o projeto MAM de Verão, que inclui oficinas, ateliês, performances, cursos, jornada de estudos, visitas mediadas, ciclo de leitura cinematográfica e o início das atividades da Cinemateca ao ar livre. As ações vão acontecer nos espaços do museu, nas áreas circundantes do Parque do Flamengo e também em ambiente digital, engajando o público com dinâmicas diversas de criação. 

O Carnaval, cancelado em decorrência da pandemia de Covid-19, é o disparador que inspira as atividades de “não-carnaval” do novo projeto. Em paralelo à exposição Hélio Oiticica: a dança na minha experiência, em cartaz até 7 de março, o museu oferecerá oficinas, seminários e performances desenvolvidos com o curador convidado Leandro Vieira, carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, em parceria com expoentes da tradicional escola carioca. Esses eventos, protagonizados por mestres e artistas da Verde e Rosa, trazem saberes ancestrais ao MAM Rio e marcam o reinício das atividades do Bloco Escola a partir de janeiro. 

Em fevereiro, o MAM de Verão vai apresentar a performance Fazer Carnaval no Não-Carnaval e o Ciclo de Performances da Mangueira, ambos curados por Vieira. Entre outras atrações, a programação inclui a roda de conversa “Alfabeto percussivo”, com participação do mestre de bateria da Verde e Rosa, Wesley Assumpção, do historiador Luiz Antonio Simas e do músico Arifan. No dia 27 do mesmo mês, o estereótipo do corpo feminino negro no imaginário dos desfiles será questionado pela jornalista Flávia Oliveira, pela rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos, e pela intérprete carnavalesca Millena Wainer.

Esta jornada marca o início das ações integradas para a reativação do Bloco Escola. Trata-se de um movimento importante no marco institucional por trazer consigo a vocação original do museu, que se entende e se sustenta na tríade arte, educação e cultura. O projeto Bloco Escola oferece formação continuada na área das artes, cinema e cultura, com formatos e durações diversas. Os cursos, oficinas, encontros e seminários apresentam a oportunidade de acessar ou aprofundar aspectos teóricos, poéticos, sociais e históricos da arte, do cinema e de outras formas de expressão, bem como as suas redes de produção, circulação e difusão em escala local, nacional e internacional.

Todas as atividades serão rigorosamente organizadas de acordo com os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias. 

Foto: Agência Enquadrar.

Confira alguns destaques:

Oficina de micro-espaços” – Em um recipiente de vidro, a oficina propõe a composição de um micro-espaço com elementos como pedras, terras, mudinhas verdes e um objeto pequenino para dar a noção de escala. Com Ana Paula Oliveira. Canal: www.vimeo.com/mamrio (atividade on-line). 13/1. Quarta-feira.

“Oficina de Férias”. Oficinas presenciais para crianças e adolescentes, para experimentar diferentes formas de relação com a arte e a cultura. Esta oficina tem o objetivo de apresentar aos adolescentes a crítica de arte e incentivá-los a criarem seus discursos sobre obras do acervo do museu presentes na exposição Realce. Será realizada no Bloco Expositivo do MAM. Para jovens de 12 a 16 anos. 14/1. Quinta, 14h às 16h.

Oficina de percussão coletiva com Wesley, mestre de Bateria da Estação Primeira de Mangueira. A partir dos instrumentos próprios do universo percussivo das escolas de samba, o mestre deBateria da Mangueira, Wesley, dividirá seus conhecimentos musicais com os participantesinscritos possibilitando aprendizado e dividindo conhecimento, através de métodos musicaisespecíficos. 15/1. Sexta, 14h às 16h.

Inscrições e informações no site:https://www.mam.rio/

Compartilhe!
Sair da versão mobile