O Portal da Arte Brasileira

MAM Rio abre mostra panorâmica “Fayga Ostrower: formações do avesso” em 20 de março

0 22

Em celebração ao centenário de nascimento da artista, educadora e crítica de arte Fayga Ostrower (1920-2001), uma das pioneiras da gravura abstrata no Brasil, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) abrirá a mostra panorâmica “Fayga Ostrower: formações do avesso”, no dia 20 de março.

Com cerca de 60 trabalhos – entre gravuras, aquarelas, desenhos, tecidos e joias – a exposição explora a pluralidade da produção da artista e aborda sua prática em educação, desenvolvida no período em que lecionou no Bloco Escola do museu carioca. A curadoria é um projeto conjunto da equipe curatorial do museu, com Beatriz Lemos, Keyna Eleison e Pablo Lafuente, e a gerência de Educação e Participação, com Gilson Plano, Daniel Bruno e Shion Lucas.

Recentemente, o Instituto Fayga Ostrower doou ao MAM Rio cerca de 70 obras, entre gravuras, aquarelas e desenhos. A mostra parte destes trabalhos somados à peças selecionadas do acervo do museu e da Coleção Gilberto Chateaubriand, em comodato de longa duração. Joias e tecidos pertencentes ao acervo do Instituto também integram a individual e revelam um vocabulário artístico muito particular. O conjunto compõe um importante panorama da produção realizada em diferentes períodos da trajetória de Ostrower, e possibilita um estudo apurado sobre o abstracionismo informal na arte brasileira e o uso das cores na técnica da gravura.

Post Patrocinado

O pensamento educacional de Fayga – que conduziu o curso de Composição e Análise Crítica no MAM Rio, entre 1953 e 1969 – ganha protagonismo na mostra. Trechos de seus textos, livros e arquivo documental são apresentados no espaço expositivo, criando um solo semântico. Dessa forma, a curadoria estabelece correlações entre a prática em educação e a criação artística na trajetória desta importante personagem para a história do MAM Rio, do Bloco Escola e da cena de arte brasileira.

Em cartaz até 6 de junho deste ano, a mostra ocupa o terceiro piso do museu, que revela a arquitetura externa do edifício modernista de frente para a Baía de Guanabara.

Serviço

Local: MAM Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85. Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro.

Visitação: 20/3 a 6/6/21. Quintas e sextas, 13h às 18h. Sábado e domingo, 10h às 18h.

Ingressos: R$ 20,00 (adultos). R$ 10,00 (idosos, crianças e estudantes). *contribuição sugerida, com opção de acesso gratuito.

Instagram: @mam.rio.

Link para ingressos: www.mam.rio/ingressos.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X