MAM Rio abre exposição de obras de Hélio Oiticica em 12 de dezembro

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) abrirá a exposição individual “Hélio Oiticica: a dança na minha experiência” no sábado, 12 de dezembro de 2020, às 10h. Correalizada com o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a mostra reúne cerca de cem obras do carioca Hélio Oiticica (1937-1980) relacionadas ao ritmo, à música e à dança.

Inspirada pela produção experimental e pioneira dos períodos de investigações geométricas, rítmicas e cromáticas, a exposição tem como ponto de partida os Parangolés. Um dos trabalhos mais radicais do artista, os Parangolés revelam sua estreita relação com a Estação Primeira de Mangueira e com o samba. E são estas capas, faixas e bandeiras construídas com tecido colorido – que podem exibir sentenças de natureza política ou poética – que conduzem o público a uma retrospectiva da trajetória de Oiticica.

Em paralelo à exposição, a Cinemateca do MAM vai apresentar de dezembro a março a mostra “Em torno de Hélio Oiticica”, com nove filmes realizados pelo artista, outros filmes sobre ele e sua obra, e outros ainda sobre assuntos importantes de seu universo cultural.

A partir de janeiro, junto à mostra, serão realizados um programa público com oficinas, um ciclo de performances, um fórum de debates e um seminário. O carnavalesco Leandro Vieira, da Estação Primeira de Mangueira, é o curador convidado a ocupar o museu durante a exposição e a pensar esta programação, que contará com a participação de integrantes da tradicional escola de samba carioca, em parceria com a equipe de educação do MAM Rio.

Foto: Cláudio Oiticica.

Serviço

Local: MAM Rio. Av. Infante Dom Henrique, 85 – Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro.

Data: 12/12/20 a 7/3/21.Quintas e sextas, 13h às 18h. Sábados e domingos, 10h às 18h.

Ingressos: R$ 20,00 (adultos) e R$10,00 (idosos, crianças e estudantes). Há a opção de acesso gratuito.  

Link para ingressos:www.mam.rio/ingressos

Compartilhe!