O Portal da Arte Brasileira

Maestro João Carlos Martins é o convidado especial na Worldwide Music Conference, em Praga

0 20

A extraordinária história do virtuoso pianista e maestro brasileiro João Carlos Martins, conhecido como um dos mais proeminentes intérpretes de Bach de seu tempo e um símbolo de resiliência para muitos músicos no mundo todo, ganha destaque especial e será o centro das homenagens preparadas pela Worldwide Music Conference (WWMC), evento pioneiro produzido para o público que deseja aprofundar seus conhecimentos em música, que realiza sua primeira edição online nos dias 22 e 23 de abril de 2021, diretamente de Praga.

Martins tem lutado com problemas físicos em suas mãos – como a distonia focal e as lesões por esforço repetitivo – desde os 18 anos. Após abandonar os palcos como pianista em 2002, iniciou sua nova jornada na música, uma proeminente carreira de maestro. Mas não se separou do piano até a 24ª cirurgia, um procedimento de secções de nervos do braço esquerdo que reduziu a mobilidade dos dedos desta mão, suficiente apenas para movimentos corriqueiros, mas não para o piano.

Após 22 anos sem encostar os 10 dedos no teclado do piano – mas ativo como maestro da Bachiana Filarmônica SESI-SP e à frente dos projetos sociais da Fundação Bachiana –, Martins se mantém contemporâneo e tornou-se ainda neste período um influenciador digital com mais de 600 mil seguidores entre o Instagram e o Facebook. Graças às luvas biônicas criadas pelo designer industrial brasileiro, Ubiratan Bizarro Costa, recuperou a capacidade de tocar novamente e se apresentará e, 19 de novembro de 2022 no Carnegie Hall, em Nova York, quando ao final tocará com as luvas extensoras.

Post Patrocinado

Antes mesmo das luvas, Martins sempre manteve um profundo vínculo com a ciência e a tecnologia: sua primeira cirurgia cerebral foi realizada com ele acordado e conversando com o médico, em 2012, e teve um cobot (um robô colaborativo) criado especialmente para auxiliá-lo a virar as páginas das partituras, em 2018. Sua história, que tem inspirado tanto cientistas quanto músicos, mostra a importância do vínculo que existe entre ambas as disciplinas e será contada por ele na abertura da WWMC, onde também tocará seu grande amigo, o piano.

O evento contará ainda com experts da música internacional que dedicaram suas vidas ao estudo da música através de diferentes ferramentas e conhecimento de suas disciplinas. Entre os especialistas, a WWMC receberá Dmitri Tymoczko (EUA), Roman Rudista (RU), Mario Baroni (IT), Dario Martinelli (IT), Angela Stoeger (AU), Agnieska Roginska (EUA), Ildar Khannanov (EUA/RU), Lucas Wong (CA), Julie Bayantyne (AUS), Konstanin Zenkin (RU), W. Tekumseh Fitch (EUA/AU), Daniil Shutko (RU) e Eduardo R. Miranda (BR/UK).

Serviço

Data: 22/4. Quinta, 11h.

Site: https://wwmc.io/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X