O Portal da Arte Brasileira

MAC USP apresenta exposição “Universo Invisível” com obras inéditas de Paulo Nenflidio

0 42

A exposição “Universo Invisível”, no Museu de Arte Contemporânea da USP, com início em 20 de fevereiro, traz seis obras inéditas de Paulo Nenflidio que pretendem revelar os fenômenos físicos que não podemos ver, como a gravidade, o equilíbrio e a tensão, através da união entre arte, ciência e tecnologia.

Uma das obras em exposição, “Experimento de Suspensão nº1”, é composta por um conjunto de roldanas, contrapesos de aço, linhas de nylon e uma rocha. Como seu nome sugere, estes elementos são usados para suspender a rocha de quase 6kg no ar, tarefa que seria impossível se não fosse o delicado equilíbrio de forças encontrado por Nenflidio para contornar a gravidade. A rocha ao mesmo tempo é suspensa e suspende os contrapesos de aço, numa condição onde qualquer mínima mudança em sua configuração seria suficiente para acabar com a estabilidade do conjunto.

O artista tem formação dupla em Artes Visuais e em Eletrônica, o que ajuda a explicar sua forma de ver o mundo e de criar que lembra estudiosos do passado, como Leonardo da Vinci, numa época onde os conhecimentos das áreas de arte e ciência ainda andavam juntos. Isso confere à sua produção um caráter simultâneo de obra de arte e invenção. Apesar de revelarem fenômenos complexos, suas criações têm apresentação minimalista, como em “Tricórdio n1”, composta por três cordas de aço tensionadas por pontes de madeira. A tensão nas cordas manifesta um som latente, ao mesmo tempo em que o arranjo das mesmas faz alusão à união de três pontos para formar um plano no espaço.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Museu de Arte Contemporânea da USP – Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana – São Paulo.

Abertura: 20/2/21. Sábado.

Visitação: 20/2 a 23/5/21. Terça à sexta, 11h às 19h.

Ingressos: Grátis.

Agendamento: https://www.sympla.com.br/visitamacusp.

Site: https://www.mac.usp.br/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X