O Portal da Arte Brasileira

Longa “O Traidor” estreia em 14 de abril nos cinemas

0 22

Chamado, pelo jornal inglês The Guardian, de “Os Bons Companheiros da vida real”, O Traidor, do italiano Marco Bellocchio chega aos cinemas brasileiros seguindo uma carreira de prêmios pelo mundo. Coproduzido pela Gullane Filmes, com Maria Fernanda Cândido no elenco e com cenas rodadas no Rio de Janeiro, o longa teve sua première em Cannes, e ganhou vários David di Donatello, o prêmio da Academia Italiana de Cinema – entre eles, filme, diretor, ator principal (Pierfrancesco Favino) e coadjuvante (Luigi Lo Cascio).

O longa é uma coprodução entre Itália, Brasil, Alemanha e França, com produção da Rai Cinema, Kavac Film e IBC Movie em coprodução com Gullane, The Match Factory e AD VITAM e em associação com Canal Brasil e Telecine, estreia em 14 de abril com distribuição da Pandora Filmes.

Conhecido por seu cinema de engajamento político, em filmes como “Vincere” e “Bom Dia, Noite”, Bellocchio traz aqui mais um episódio da história italiana protagonizado pelo mafioso Tommaso Buscetta (Favino), membro da Máfia italiana, a Cosa Nostra, que se tornou um colaborador da justiça em seu país e delatou companheiros. Depois disso, acabou se escondendo no Rio de Janeiro, deixando parte de sua família na Itália sofrendo as consequências de seus atos. Maria Fernanda interpreta Maria Cristina de Almeida Guimarães, a brasileira que se casou com Buscetta.

Post Patrocinado

Indicado ao César de Melhor Filme Estrangeiro e também ao European Film Awards, O TRAIDOR partiu de uma longa pesquisa de Bellocchio, que assina o roteiro com Valia Santella, Ludovica Rampoldi e Francesco Piccolo. O roteirista e cineasta brasileiro Felipe Sholl também colaborou no texto do longa. “Quando mais eu me aprofundava no tema, mais complexo ficava o personagem”, disse o diretor italiano em entrevista. Na Itália, Buscetta é um personagem controverso, chamado de herói por uns, e desprezado por outros, inclusive por membros de sua família. Ele morreu em abril de 2000, nos Estados Unidos.

Foto: Lia Pasqualino.

Ficha Técnica

Direção: Marco Bellocchio. Roteiro: Marco Bellocchio, Ludovica Rampoldi, Valia Santella e Francesco Piccolo. Produção: Beppe Caschetto. Coproodução: Viola Fügen, Michael Weber, Michel Merkt, Alexandra Henochsberg, Gregory Gajos, Arthur Hallereau, Pierre-François Piet, Caio Gullane e Fabiano Gullane. Direção de Fotografia: Vladan Rodovic. Direção de Arte: Andrea Castorina e Daniela Vilela. Figurino: Daria Calvelli e Gabriella Marra (Brasil). Montagem: Maria Francesca Calvelli. Distribuição Brasil: Pandora Filmes. Elenco: Pierfrancesco Favino, Maria Fernanda Cândido, Fabrizio Ferracane, Fausto Russo Alesi, Luigi Lo Cascio, Jonas Bloch, Nicola Siri, Rainer Cadete e Luciano Quirino.

Serviço

Nos Cinemas.

A partir de 14 de abril de 2022.  

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X