O Portal da Arte Brasileira

Longa “A Felicidade das Pequenas Coisas” chega aos cinemas em 27 de janeiro

0 16

Lunana é uma região no distrito de Gasa, no noroeste do Butão, e serve de cenário para a elogiada comédia dramática “A Felicidade das Pequenas Coisas”, escrito e dirigido pelo estreante Pawo Choyning Dorji, que também é escritor e fotógrafo. O filme está na pré-lista do Oscar de Melhor Longa Filme Internacional, e é apenas o segundo filme que o Butão inscreve na premiação – o outro foi “A Copa”, de Khyentse Norbu, de 1999 (disponível para assistir no Belas Artes à La Carte). O longa será lançado no Brasil em 27 de janeiro, com pré-estreias a partir do dia 20, pela Pandora Filmes. 

A história inspiradora de “A Felicidade das Pequenas Coisas” é protagonizada por um professor na faixa dos 20 anos Ugyen Dorji (Sherhab Dorji), que está prestes a terminar seu contrato com o governo como professor de escola pública. Ele está cansado dessa profissão, e cogita seguir seu sonho: se tornar um cantor na Austrália. Ele é mandado para dar aula no vilarejo minúsculo e distante, um lugar com 56 habitantes, nas proximidades do Himalaia, e acessível apenas a pé – o que garante uma semana de viagem caminhando.

Antes mesmo de chegar ao novo emprego, Ugyen pede para ser relocado, pois sofre com problemas de altitude, mas sua chefe (Dorji Om) diz que seu problema é de atitude, e que ela nunca viu um professor mais desmotivado. Ao chegar em Lunana, tudo é tão ruim quanto esperava: o celular não pega, seu quarto é terrível, e a energia elétrica é intermitente. E ele insiste em ser transferido, mas, enquanto a mudança não sai, é obrigado a dar aulas ali, e acaba sendo conquistado por seus alunos, e se encanta com Saldon (Kelden Lhamo Gurung), uma jovem cuja bela voz canta sobre a natureza e os espíritos. 

Post Patrocinado

O filme foi elogiado pela revista Variety, que destacou, entre outras coisas, as belas paisagens e o elenco. “É um filme de grande coração, que irá agradar ao público. Seus personagens são maravilhosamente interpretados por um elenco de estreantes.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Pawo Choyning Dorji. Produção:  Pawo Choyning Dorji, Jia Honglin, Stephanie Lai, Steven Xiang. Direção de Fotografia: Jigme Tenzing. Desenho de Produção: Tshering Dorji. Montagem: Ku Hsiao-Yun. País: Butão, China. Ano: 2019. Elenco: Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung, Ugyen Norbu Lhendup,Pem Zam, Kunzang Wangdi, Sonam Tashi, Tsheri Zom, Tshering Dorji, Tashi Dema, Dophu, Dorji Om.

Serviço

Lançamento: A partir de 27/1.

Confira nos Cinemas de sua cidade.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X