O Portal da Arte Brasileira

Livro “Grupo Galpão: tempos de viver e de contar” tem lançamento em 15 de julho

0 30

A live de lançamento do livro “Grupo Galpão: tempos de viver e de contar” ocorrerá no dia 15 de julho, às 19h, em bate-papo transmitido pelo Youtube do Sesc Pinheiros com participação de Eduardo Moreira, fundador e diretor artístico do Grupo Galpão, além de organizador do livro e Inês Peixoto, atriz, diretora, dramaturga.

De Belo Horizonte para o mundo, a trupe do Grupo Galpão sempre mesclou influências dos clássicos da dramaturgia ocidental, da cultura nacional e da voz das ruas, formatando, assim, um dos mais ricos portfólios das artes cênicas. Esse caldeirão de identidades é objeto do livro, publicação das Edições Sesc SP.

O livro conta ainda com ensaio assinado pelo crítico teatral Valmir Santos, além de imagens de uma rica iconografia de bastidores e espetáculos.

Post Patrocinado

A leitura leva ao público uma proposta que relaciona as artes dramáticas com a história pelo viés do “invisível”, das utopias e distopias da existência humana e do que “poderia ser”, de acordo com Eduardo Moreira. Foram estas as bases que mantiveram e ainda mantêm a paixão pelo teatro e a motivação do coletivo intacta quase 40 anos após a sua fundação oficial, em 1982, com os atores Teuda Bara, Wanda Fernandes e Antônio Edson, além do próprio organizador do livro.

A organização linear do texto ajuda a relacionar a atividade do grupo com variados momentos da história contemporânea do Brasil. Essa linha do tempo também permite, com auxílio de um vasto acervo fotográfico e também de excertos da crítica especializada, a localização dos encontros marcantes do grupo com figuras centrais da produção cultural do país, entre eles Paulo José e Eduardo Coutinho.

Os relatos de Moreira destacam peças icônicas e demonstram como se deram seus processos de concepção ou montagem. Ao final do livro ainda é possível checar as fichas técnicas de cada um dos espetáculos montados e fotos das equipes técnicas que dão suporte ao grupo.

Foto: Clarissa Lambert.

Ficha Técnica

Organizador: Eduardo Moreira.

Editora: Edições Sesc SP.

Páginas: 351.

Preço: R$88,00.

Serviço

Lançamento: 15/7. Quinta,19h.

YouTube: Canal Sesc Pinheiros.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X