O Sesc RJ promove nesta sexta, 19/6, véspera do Dia Mundial do Refugiado, às 16h, uma live em seu canal do YouTube (@portalsescrio) com especialistas sobre a situação do refúgio durante a pandemia da Covid-19 e as ações que estão ocorrendo em apoio a esses estrangeiros no Rio de Janeiro.

A atividade, que integra o projeto Sesc+ Povos e Nações, reunirá os refugiados Robert Montinard, produtor cultural haitiano e cofundador da Mawon, ONG que presta consultoria em migrações; Charly Kongo, congolês que é enfermeiro, voluntário e professor de francês; e a assistente social Débora Marques, mestra em Serviço Social e coordenadora da PARES Cáritas RJ. A conversa tem a mediação do analista de Projetos Sociais do Sesc RJ, Daniel Moura, mestre em Sociologia.

A live também integra as programações do Rio Refugia em Casa, evento promovido em conjunto entre Sesc RJ, Abraço Cultural RJ, Feira Chega Junto e PARES Cáritas RJ com o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Em sua quarta edição, pela primeira vez, é realizado on-line devido à pandemia. Mais detalhes da programação podem ser acessados no Instagram (@riorefugia).

Solidariedade – A atividade também integra as lives solidárias do Sesc RJ, que estão arrecadando alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo refugiados. Durante a conversa, o público será convidado a acessar o site da campanha #MesaSemFome. Por meio da iniciativa, o Mesa Brasil Sesc RJ está arrecadando alimentos não perecíveis e material de higiene em cerca de 450 supermercados e farmácias no estado, além de condomínios residenciais.

 

Serviço

Data: 19/6. Sexta, 16h

YouTube: @portalsescrio

Compartilhe!