O Portal da Arte Brasileira

José Miguel Wisnik ministra palestra virtual sobre o encontro entre o Circo e o Modernismo

0 6

No dia 16 de junho, quarta-feira, às 14h, José Miguel Wisnik é o convidado de mais uma atividade de formação do programa Sou de Circo, do Centro de Memória do Circo. O pesquisador fala sobre o Modernismo e seus desdobramentos na cultura brasileira. O tema da palestra se conecta com um assunto ainda pouco explorado: a influência das artes circenses no modernismo, sobretudo na visão de mundo de Oswald de Andrade, que alimentava uma grande admiração pelo famoso Palhaço Piolin (Abelardo Pinto – 1897-1973).

Em março de 1929, por exemplo, Oswald organizou um almoço, que funcionou como uma espécie de homenagem dos modernistas a Piolin. O evento, anunciado por toda a imprensa paulista, chamado de “Festim Antropofágico”, aconteceu no Restaurante do Mappin Store, então situado na Praça do Patriarca. E consistiu num almoço cujo prato principal foi o próprio Piolin – de modo simbólico é claro! Levando-se em conta de que os modernistas se inspiravam nos índios antropófagos, que comiam o inimigo ritualmente para adquirir suas qualidades, o festim foi uma verdadeira consagração a Piolin.

Assim, a nítida influência do circo na concepção do Modernismo brasileiro será a principal linha condutora do encontro, que ainda contará com a presença de Verônica Tamaoki, coordenadora geral do Centro de Memória do Circo. Juntos, ela e Wisnik conversarão com o público sobre esse encontro ainda pouco explorado entre os modernistas e os artistas circenses.

Post Patrocinado

Serviço

Atividade On-line.

Data: 16/6. Quarta, 14h.

Confira nas Redes Sociais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X