O Portal da Arte Brasileira

João Guisande lança plataforma digital “Memórias do Teatro da Bahia” em 5 de fevereiro

0 10

Em meio ao isolamento pandêmico da Covid-19, o ator, diretor e dramaturgo teatral João Guisande intensificou sua pesquisa sobre as histórias e vivências de artistas do Teatro da Bahia e lança no próximo dia 05 de fevereiro, a plataforma digital Memórias do Teatro da Bahia – galeria online. No mesmo dia, às 18h30, tem a leitura dramatizada do texto “Quem Somos Nós?”, a ser transmitida pelo canal do YoTtube do Teatro do SESI – Rio Vermelho.

Escrito e dirigido por João Guisande, “Quem Somos Nós?”foi construído a partir de memórias de artistas e colaboradores do teatro baiano coletadas em 2020 e traz a cena uma fictícia companhia de teatro – VIXE, formada por cinco jovens atores interpretados por Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento e Marcos Lopes, que está prestes a estrear o seu primeiro espetáculo. 

Entre os ensaios para estreia, os atuantes brincam, falham, improvisam, revelam como conseguiram algumas memórias, cantam e celebram a história do teatro, quem fez e faz ele acontecer. Espetáculos marcantes, personalidades da cena baiana, representatividade, histórias de bastidores e dos teatros da Bahia são alguns dos temas abordados pelo texto dramático.

Post Patrocinado

Além da leitura dramatizada de “Quem Somos Nós?”, o público de Memória do Teatro da Bahia – Galeria Onlinepoderá conferir a duas exposições – uma do SESI, parceiro do projeto que fará uma exposição sobre o Teatro Sesi Rio Vermelho e outra do designer gráfico Belmiro Neto, que irá expor artes gráficas, criadas em seus mais de 25 anos de colaboração a arte teatral baiana -, assistir seis podcast (ATO II) e um Docudrama com cinco episódios em torno de 5 minutos cada (ATO III).

O Ato II, a ser lançado em fevereiro de 2021 na Galeria Online, trará entrevistas exclusivas com personalidades do teatro baiano sobre temas que transitam entre história e musicalidade da cena baiana, representatividade do artista negro, a mulher na produção teatral, criadores e espetáculos históricos, bastidores da cena, a produção teatral no interior, entre outros.

No ATO III, o texto da leitura dramatizada “Quem Somos Nós?”, criado por Guisande para o palco teatral ganha uma adaptação para o audiovisual em cinco episódios, o Docudrama, a ser exibida de 27 de março a 10 de abril. Bárbara Laís, Fernanda Beltrão, Fernando Antônio, Iana Nascimento e Marcos Lopes unem-se a atriz Luisa Muricy para interpretarem as histórias e vivências de espetáculos e artistas que são inspirações e estão no imaginário do teatro da Bahia, tanto no interior como na capital.

Serviço

Leitura Dramatizada.

Data: 5/2/21. Sexta, 18h30.

YouTube: Canal Teatro SESI Rio Vermelho.

Site: www.memoriadoteatrodabahia.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X