João Bertholini inaugura exposição “Afetividades Ordinárias” em 20 de janeiro

Adaptada para o modo virtual, “Afetividades Ordinárias”, exposição de fotos de João Bertholini, com temática LGBTQIA+, abre no próximo dia 20 de janeiro, às 19h, em parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade. Em live, transmitida simultaneamente pela plataforma e o canal do Youtube, o fotógrafoinaugura o site-galeria que abriga a exposição e, em conversa, contextualizaquestões plásticas, políticas e sociais envolvendo especialmente o universo de pessoas transgêneras.

No encontro de abertura, será exibido, ainda, vídeo-documentário dirigido pela cineasta e educadora social Day Rodrigues, com diálogo entre João Bertholini e a artista, ativista e publicitária Neon Cunha, sobre o papel da fotografia e da arte em suas relações de significação na sociedade e o quanto podem produzir ou não sentidos mobilizadores.

Curadora das imagens, Neon Cunha, que também assina o texto de abertura da exposição,selecionou 31 retratos, dentre um acervo de fotos clicadas por João Bertholini nos últimos seis anos, movido por sua inquietação e desejo de registrar e revelar a vida de pessoas trans do ponto de vista humano e banal. São cenas cotidianas, de demonstrações de afeto e intimidades trocadas, em retratos previamente agendados ou feitos na rua, de pessoas vivendo em ocupações e abrigos públicos ou mesmo de ativistas reconhecidas.

Diante do avanço da Pandemia de Covid 19, o projeto teve que sofrer adaptações para migrar para o modo virtual. Dessa forma, o site que abriga a exposição, abre espaço para uma segunda galeria com o zine digitalizado, contendo um número maior de imagens, textos autobiográficos e poéticos de Neon Cunha e da atriz e escritora Ave Terrena, e ainda uma música-poema da dançarina e cantora Danna Lisboa, cedida especialmente para integrar o projeto. A ideia é distribuir mil exemplares da publicação quando a exposição física tiver lugar em momento oportuno.

Como forma de ampliar a temática da exposição, João Bertholini coordena duas turmas para a oficina “Olhar o Outro – Retrato e Afetividade” (dias 27 e 29 de janeiro), que busca abordar a importância e o significado do retrato como forma subjetiva de reconhecimento da própria identidade e da humanidade do outro.Enquanto exercício prático, o artista vai estimular os participantes a se fotografarem a fim de identificarem o olhar e a sinceridade que conseguem imprimir nas imagens, além de ensinar técnicas para a valorização da câmera que tiverem à disposição, do celular ao equipamento profissional.

Defendendo democratizar e descentralizar geograficamente o acesso à arte, o projeto original previa levar a exposição para outras cidades.  Do mesmo modo como em São Paulo, serão realizadas, em fevereiro, lives de lançamento em Araçatuba (10/2), contando com a participação do fotógrafo João Kawasaki e a colaboração da Associata- Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba, e em São Bernardo do Campo (24/2), numa parceria com a Casa Néon Cunha, organização não governamental, para orientação, defesa dos direitos humanos e garantias fundamentais da população LGBTQIA+, com a presença da própria Neón.

Serviço

Live de Abertura da Exposição – Oficina Cultural Oswald de Andrade – SP

Data: 20/1/21.Quarta-feira, 19h. Classificação: 18 anos. YouTube: Oficinas Culturais.

Link de acesso: http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/exposic%cc%a7a%cc%83o-afetividades-ordinarias/

Oficina: “Olhar o Outro – Retrato e Afetividade”

Turma A:27/1/21. Quarta,19h às 21h. Turma B: 29/1/21. Sexta-feira, 15h às 17h. Plataforma de exibição: Zoom. Vagas: 40 (20 por turma). Seleção: Análise da ficha de inscrição.

Inscrições: Até 25/1/21 em  http://poiesis.org.br/maiscultura/oficinas_culturais/olhar-o-outro-retrato-e-afetividade/

Live de Abertura exposição – Associata – Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba – Araçatuba/SP

Data: 10/2/21. Quarta,19h. Classificação: 18 anos.

Plataforma de acesso: https://www.facebook.com/associata/

Live de Abertura exposição – Casa Neon Cunha – São Bernardo do Campo/SP

Dia 24/2/21. Quarta,19h. Classificação:18 anos.

Plataforma de acesso: https://www.facebook.com/casaneoncunha/

Compartilhe!