O Portal da Arte Brasileira

Itaú Cultural traz apresentações em homenagem a Chiquinha Gonzaga

0 15

A música e o teatro conduzem a programação do Palco Virtual, do Itaú Cultural,de 11 a 14 de fevereiro (quinta-feira a domingo), sempre às 20h, com três shows ao vivo e um experimento cênico previamente gravado. Em um esquenta para a “Ocupação Chiquinha Gonzaga”, que estreia no dia 24, as apresentações permitem conhecer um pouco mais da produção da homenageada, que criou clássicos entre os séculos XIX e XX.  As apresentações acontecem via Zoom e os ingressos, gratuitos, já podem ser reservados pela plataforma Sympla.

Com mais de 30 discos gravados como solista e camerista, Maria Teresa Madeira abre a agenda de shows ao vivo, na quinta-feira, dia 11. Em apresentação em piano solo, a artista mostra obras autorais e de grandes compositores brasileiros, entre eles Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Sinhô e Carolina Cardoso de Menezes.

Na sexta-feira, a contrabaixista paulista Ana Karina Sebastião apresenta seu estilo suingado em um repertório marcado por músicas gravadas em parceria com grandes compositores, entre eles Maria Gadú, Chico Cesar e Arrigo Barnabé. Ana Karina é integrante da banda do programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, e já se apresentou ao lado de artistas como Paula Lima, Paulo Miklos, Sérgio Reis, Tony Lindsay, Gary Brown, entre outros.

Post Patrocinado

No sábado, mesmo horário, quem se apresenta é a cantora, pianista, compositora e produtora musical Maíra Freitas. Filha do cantor Martinho da Vila, ela apresenta um repertório inédito montado em cima da na cultura do samba e de suas raízes na ancestralidade, interpretando um piano que transita entre o clássico e o jazz.

Para fechar o final de semana, no domingo, o Palco Virtual exibe o experimento cênico Ensaio sobre ter voz, no qual a atriz Indira Nascimento convida o público ao diálogo e ao pensamento sobre como existir na sociedade atual, a partir da perspectiva emocional de uma mulher negra. Previamente gravado, o trabalho é a extensão de uma pesquisa poética audiovisual iniciada em 2016, onde a artista escrevia, dirigia e atuava. Neste solo, a sua dramaturgia mescla ficção e realidade na busca por retomar as rédeas de uma narrativa histórica que foi invisibilizada por séculos e que, de maneira sensível, vai se recriando no palco.

Foto: Arthur G. Costa.

Confira a programação

Maria Teresa Madeira (Ao Vivo). Data: 11/2/21. Quinta, 20h.

Ana Karina Sebastião (Ao Vivo). Data: 12/2/21. Sexta, 21h.

Maíra Freitas (Ao Vivo). Data: 13/2/21. Sábado, 20h.

Indira Nascimento (Gravado). Data: 14/2/21. Domingo, 20h.

Serviço

Datas: 11 a 14/2/21. Quinta, sábado e domingo, 20h. Sexta, 21h.

Classificação: Livre.

Plataforma: Sympla/Zoom.

Capacidade: 300 ingressos. Reserva de ingressos pela plataforma Sympla.

Site: www.itaucultural.org.br.

YouTube: Canal Itaú Cultural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X