O Portal da Arte Brasileira

Itaú Cultural tem programação com espetáculos e oficinas para crianças

0 13

A programação para crianças segue com mais novidades no site, YouTube e streaming do Itaú Cultural. No dia 24, domingo, a partir das 9h, tem estreia de espetáculo na programação do Palco Virtual, com a opereta Infanto-juvenil “Cabelos Arrepiados”, da Buia Teatro Company, que se utiliza da atmosfera fantasiosa criada nos filmes de Tim Burton para contar a história de cinco crianças insones. 

Ainda nessa programação, neste mesmo dia, se despede a peça “Boquinha… E assim surgiu o mundo”, do Coletivo Preto, escrita por Lázaro Ramos, que une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

Na Itaú Cultural Play, seguem em cartaz até 31 de outubro os 10 filmes inéditos, selecionados pela curadoria da “Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis”. Ela se junta às outras três que entraram em exibição no início deste mês, totalizando 36 filmes direcionados ao público mirim e suas famílias:  Cine Curtinhas, Mostra Espaço Itaú de Cinema e Gemini 8.

Post Patrocinado

Na opereta Infanto-juvenil “Cabelos Arrepiados”, da manauense Buia Teatro Company, cinco crianças insones têm seus sonhos roubados. Sem dormir, elas enfrentam os perigos dos maus pensamentos e dos sonhos ruins. Ao mesmo tempo, refletem sobre valores importantes como a amizade e união entre irmãos, o diálogo com os pais, hábitos de higiene pessoal e os perigos da destruição do meio ambiente e do consumismo. Neste vibrante musical escrito por Karen Acioly e dirigido por Tércio Silva, sonhos, fantasia, imaginação, perigos reais e hipotéticos, humor e soluções inusitadas, com uma atmosfera dos filmes de Tim Burton, deixam o público de cabelos arrepiados de alegria.

Segue em cartaz até o dia 24 de outubro a versão on-line do espetáculo “Boquinha… E assim surgiu o mundo”, do Coletivo Preto. Escrita por Lázaro Ramos, a obra une teatro, circo e música para falar sobre o surgimento do mundo de acordo com diferentes culturas.

A história se passa no sótão da casa do menino João Vicente – interpretado pelo ator Orlando Caldeira –, que encontra uma caixa com pesquisas feitas pelo seu avô escritor. Por meio delas, o garoto e Boquinha, um pequeno ser feito de dobraduras de papel, viajam por culturas como a cristã, as africanas, a chinesa e as dos indígenas brasileiros, passando pelos domínios da ciência, para entender como o mundo começou. Todos os espetáculos do Palco Virtual têm acessibilidade em Libras e audiodescrição.

Uma playlist com 10 vídeos que resgatam os melhores audiovisuais do projeto continua disponível. Essa seleção foi feita pela equipe do Núcleo de Educação e Relacionamento do Itaú Cultural, como esquenta para a nova temporada da “Expedição Brasiliana: A aventura recomeça”, a ser lançada em novembro com seis novos episódios.

Na playlist, tem vídeos sobre dança, com o bailarino e educador Felipe Cirilo, entre brincadeiras de mãos e jogos populares nos grandes centros urbanos. O professor também bailarino Orun Santana puxa todos para a roda, para experienciarem ciranda, ritmo e dança com movimentos inspirados nas águas do mar. Mônica Abreu e Elissa Silva, educadoras do Itaú Cultural, estão à frente de audiovisuais que ensinam a confeccionar objetos de aventura, como binóculos, mostram como escrever cartas e compartilhar histórias; desenhar diferentes formas de um jeito divertido, entre outros.

Ainda, as crianças podem pintar com a ilustradora e aquarelista Marcia Misawa, que explora maneiras de criar arte e brincadeiras com materiais da cozinha. Para quem gosta de cantar, em outro vídeo, a cantora, percussionista e educadora musical, Mairah Rocha, ensina diferentes maneiras de explorar sons e brincar com música.

Serviço

“Boquinha… E assim surgiu o mundo”. Data: Até 24/10. Classificação: Livre.

“Cabelos Arrepiados”. Datas: 24/10 a 4/11. Classificação: 10 anos.

Mostras Cine Curtinhas, Gemni 8 e Espaço Itaú de Cinema. Data: Até 31/10. Classificação: Livre.

Link de acesso:  https://www.itauculturalplay.com.br/.

Playlist “Expedição Brasiliana”.YouTube: Canal Itaú Cultural.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X