O Portal da Arte Brasileira

Itaú Cultural realiza “Experiência Virtual” e live com Juçara Marçal homenageando Chiquinha Gonzaga

0 23

A atividade do Itaú Cultural “Experiência Virtual” apresenta “Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara”, nos dias 23 de abril, 8, 9, 14 e 19 de maio. Guiada pelos educadores da organização, relaciona a vidas das duas musicistas, ampliando o olhar do público em relação não somente a elas, mas à música brasileira e a luta das mulheres negras no país, ao procurar pontos de aproximação entre elas. As inscrições já estão abertas, no site da organização ou pelo telefone.

A convidada deste mês para live é a cantora, professora, compositora e co-curadora da Ocupação Chiquinha Gonzaga, Juçara Marçal. Ela e Victória de Oliveira, educadora do Itaú Cultural, se debruçam nos processos curatoriais que compõem a mostra dedicada à primeira maestrina brasileira, bem como a alguns aspectos particulares da vida da homenageada.

Outro assunto abordado é a representatividade de Chiquinha Gonzaga como mulher negra. Este aspecto foi a base para construção da mostra, que procura resgatar a negritude de Chiquinha, apagada nos registros históricos, e revelar a personalidade firme da compositora além das batalhas que ela travou para se firmar como mulher, musicista e negra na sociedade rígida da época em que viveu.

Post Patrocinado

A conversa toca, ainda, na atualidade da música de Chiquinha e em como o seu trabalho se desdobra na contemporaneidade, seja como influência para outros artistas ou em processo de produção. O público poderá interagir, enviando previamente questões para serem exploradas ao vivo, na caixa de perguntas aberta no Instagram do IC um dia antes da live.

Foto: Jose de Holanda.

Serviço

Live com Juçara Marçal. Transmissão on-line. Data: 24/4. Sábado, 12h. Classificação: Livre. Instagram: @itaucultural.

Experiência Virtual – “Duas mulheres pioneiras na música brasileira: Chiquinha Gonzaga e Dona Ivone Lara”. Transmissão on-line. Datas: 23/4, 8, 9, 14 e 19/5. Inscrições: www.itaucultural.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X