O Portal da Arte Brasileira

Itaú Cultural celebra cem anos de Ruth de Souza com material especial em seu site

0 15

Ruth de Souza completaria 100 anos no dia 12 de maio, quarta-feira, e o Itaú Cultural celebra subindo material especial em seu site. Das memórias, traz destaques de sua história no teatro, cinema e televisão, onde foi de encontro às construções estereotipadas de personagens negros e criou gestuais e universos próprios para suas personagens.

O conteúdo também revela ações que perpetuam e difundem, para novas gerações, a importância da atriz. Ainda, exibe duas cartas que marcam tempos: a primeira, entregue para ela, em 2019, pouco antes de sua morte. A segunda, escrita agora, será seguida de mais 99 que serão exibidas na próxima edição do festival.

O material abre com olhar biográfico sobre a trajetória de Ruth, destacando momentos marcantes e fundamentais da carreira da atriz, em um mergulho na sua importância e presença na cultura brasileira.

Post Patrocinado

A influência da atriz sobre outros atores e gerações das artes cênicas também tem destaque nesta homenagem. O material traz uma entrevista com os artistas e produtores Ellen de Paula e Gabriel Cândido, idealizadores de Dona Ruth: Festival de Teatro Negro de São Paulo, evento anual criado em 2019, reunindo espetáculos teatrais, leituras encenadas e dramática, performances, contação de histórias, intervenção artística, show e conversas, entre outras ações.

Dessas duas pontas da história, o visitante do site do Itaú Cultural vai conhecer em primeira mão dois documentos históricos que reafirmam a importância de artistas referenciais como Ruth. O primeiro é a carta escrita por Ellen e Cândido e entregue para a atriz em 2019, contando a intenção de realização do festival Dona Ruth. O segundo é a primeira das 100 cartas que os dois reunirão para festejar os 100 anos de Ruth de Souza. A publicação desta carta marca o início da ação, que integrará o festival deste ano, previsto para acontecer no segundo semestre.

Serviço

Disponível on-line.

Data: A partir de 12/5.

Site: www.itaucultural.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X