O Portal da Arte Brasileira

Itaú Cultural apresenta programação “Cena Agora – Encruzilhada Nordeste(s)” com diversos espetáculos teatrais

0 20

O Itaú Cultural apresenta, de 6 a 9 de maio, no Palco Virtual, mais um recorte da programação “Cena Agora – Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas”, que até o final do mês conta com outros dois finais de semana para apresentações de cenas de no máximo 15 minutos, questionando construções estereotipadas ou colonizadas das identidades nordestinas.

Depois da estreia, em abril, agora os grupos convidados levam virtualmente à cena reflexões sobre uma região que se expande a partir da migração para outros territórios, dentro e fora do país, e de lá lançam novos olhares sobre a região.

Todas as atividades acontecem às 20h pela plataforma Zoom e são seguidas por conversas dos elencos com críticos e artistas convidados. Gratuitos, os ingressos devem ser reservados via Sympla. Para mais informações, basta acessar o site do Itaú Cultural.  

Post Patrocinado

A programação começa às 20h da quinta-feira, dia 6, com o Estopô Balaio – grupo paulista sediado na Zona Leste da capital de São Paulo, mas em cujo DNA há memórias e referências de artistas do Rio Grande do Norte integrantes da trupe. Eles apresentam “Ex-NE – O Sumiço”, um recorte de pesquisa e experimentações de cenas on-line para o espetáculo “Ex-Nordestines”, previsto para estrear ainda em 2021.

Na sexta-feira, dia 7, a noite abre com “Prisioneiro do Reggae”, do grupo alagoano Clowns de Quinta, que pesquisa a linguagem da palhaçaria e técnicas circenses. A cena coloca no centro do debate o reggae policial, uma variação deste gênero musical surgido em Alagoas antes mesmo das fanfics interneteiras – histórias recriadas a partir de um conteúdo original – tomarem conta das redes sociais.

Na sequência, o Coletivo de Teatro Alfenim, da Paraíba, apresenta “Pequeno Inventário das Afinidades Nordestinas”, com fragmentos de memória e impressões cotidianas de seus integrantes para tecer um breve comentário poético e crítico sobre as afinidades nordestinas.

 Ao final das duas apresentações os elencos e diretores se juntam à plateia virtual para uma conversa sobre o que foi exibido.

No sábado, dia 8, a programação traz duas cenas que repensam o Nordeste como território e como uma região que viu personagens seus varridos da história. Neste dia, assim como no domingo, a conversa com os grupos após a exibição é mediada pelo ator e diretor Jhoao Junnior.

Fazer renascer uma história e um povo é o mote de “Remundados”, obra do grupo sergipano Boca de Cena criada virtualmente para a programação a partir do texto homônimo do dramaturgo mineiro Raysner de Paula, escrito especialmente para o grupo em 2019.

Por sua vez, o elenco da Casa de Zoé, do Rio Grande do Norte, questiona o que é o Nordeste em “Encontros, NÉ?”.  Sem chegar a uma resposta para a pergunta e vendo dificuldades em traçar as fronteiras e a localização da região, a cena joga com a ideia de que não se sabe ao certo onde fica o Nordeste, mas muitos juram que existe.

A última noite deste segundo recorte do  “Cena Agora – Encruzilhada Nordeste(s): (contra)narrativas poéticas” expande e aprofunda o olhar questionador e migratório sobre a região, apresentando no domingo, dia 9, cenas que partem de uma perspectiva de fora para dentro.

Os maranhenses Brenna Maria e Ywira Ka’i, que atualmente moram na zona rural de São Luís, apresentam “Você já Sangrou Hoje?” no qual colocam no centro da discussão o que se pega e usa como bem entender, mas sem cuidar ou se importar se um dia vai acabar.

Por fim, a Cia. Tijolo – criada e sediada em São Paulo, trazendo em sua essência, entre outras, referências culturais paulistas e pernambucanas – entra em cena com “O Outro Nome da Amizade”. A atriz Karen Menatti e os atores Dinho Lima Flor e Rodrigo Mercadante – o trio também assina a direção – evocam personagens de espetáculos anteriores, para junto com amigas, camaradas e companheiros pensar o tempo, a vida, os homens e mulheres presentes.

Serviço

Transmissão on-line.

Datas: 6 a 9/5. Quinta a domingo, 20h.

Site: www.itaucultural.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X