O Portal da Arte Brasileira

Instituto Moreira Salles recebe acervo de cineasta Ruy Guerra

0 35

O Instituto Moreira Salles acaba de adquirir parte do acervo pessoal do escritor, compositor e cineasta Ruy Guerra (1931), que completou 90 anos. Os itens do acervo são, sobretudo, relacionados à atuação de Guerra no campo da literatura e da canção.

O acervo que chega ao IMS evidencia o caráter plural da obra do artista e a importância da palavra em seu trabalho. Entre os destaques, há, por exemplo, cartas trocadas entre Guerra e nomes essenciais da cultura brasileira e internacional, como Augusto Boal e Cacá Diegues. Nas fotografias, há registros da infância e juventude do artista, além de imagens com a família e amigos, como Gabriel García Márquez. O conjunto também traz também fotos feitas durante todos os filmes do cineasta, de “Os cafajestes” (1962) a “Aos pedaços” (2020).

Com uma carreira múltipla, transitando entre o cinema, a música, o teatro e a literatura, Guerra nasceu em 1931, em Moçambique, na época colônia portuguesa. Aos 20 anos foi para Paris, onde se formou cineasta. Em 1958, desembarcou no Rio de Janeiro, adotando o Brasil como seu país. Seus dois primeiros filmes – “Os cafajestes” (1962) e “Os fuzis” (1964) – logo o tornaram conhecido no cenário cinematográfico.

Post Patrocinado

Já a produção intelectual inclui originais de letras de canções, manuscritos e datiloscritos, de autoria de Guerra em colaboração com grandes nomes da música nacional. Entre elas, estão “Tatuagem”, parceria com Chico Buarque, “Minha”, escrita com Francis Hime, e canções para a peça de teatro Woyzeck, com Edu Lobo. No material, há ainda poemas originais, manuscritos e datiloscritos, publicados em colunas do Jornal do Brasil e O Estado de S. Paulo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X