O Portal da Arte Brasileira

Instituto Ling apresenta ciclo “As mulheres na arte: uma história pouco conhecida”

0 7

O ciclo “Conversas sobre arte” volta à programação online do Instituto Ling com um novo recorte curatorial. O projeto, que em seu começo apresentou os principais movimentos e artistas de cada período, estreia uma nova programação, agora totalmente dedicada às mulheres, a partir de 31 de agosto.

Com o ciclo “As mulheres na arte: uma história pouco conhecida”, o centro cultural promoverá seis encontros mensais que destacam a produção artística feminina, abrindo espaço para discutir e observar as obras, as trajetórias e o contexto histórico em que surgiram e se estabeleceram diferentes artistas mulheres, analisando desde o Renascimento até a Arte Contemporânea. As aulas serão ministradas ao vivo, sempre por profissionais mulheres.

A primeira atividade acontece no dia 31 de agosto, terça, às 19h, com a professora Cristine Tedesco, Doutora em História pela UFRGS. Estudiosa do protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, ela refletirá sobre a inserção das mulheres no Renascimento e Barroco. Apresentando biografias e pinturas de artistas como Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana, Elisabetta Sirani e Artemisia Gentileschi, a aula propõe pensar o feminino a partir de suas relações com a sociedade, a cultura e os embates de gênero vigentes na época.

Post Patrocinado

Os demais encontros ocorrem em 21 de setembro, com a professora Joana Bosak apresentando as mulheres do século XIX; dias 26 de outubro e 9 de novembro com a crítica de arte e curadora Paula Ramos abordando, respectivamente, as mulheres e o surrealismo e as modernistas brasileiras; dia 23 de novembro com a pesquisadora Rosane Vargas falando sobre as mulheres à margem; e no dia 7 de dezembro com a historiadora da arte e escritora Daniela Kern destacando as artistas contemporâneas.

Serviço

Plataforma Zoom.

Data: 31/8. Terça, 19h.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Link para ingressos: www.institutoling.org.br.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X