O Portal da Arte Brasileira

Instituto de Arte Contemporânea – IAC e Academia de Curadoria inauguram a exposição digital “vigas-mestras: outras narrativas concretas”

0 58

A partir de 6 de agosto, o Instituto de Arte Contemporânea – IAC e o grupo de pesquisa Academia de Curadoria apresentam a exposição on-line “vigas-mestras: outras narrativas concretas” composta por documentos dos fundos de artistas concretistas depositados no Instituto: Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro. A pesquisa, expografia digital, ativação e o material educativo da exposição foram elaborados pela equipe do Academia, formada por pesquisadores dedicados a realizar projetos curatoriais para instituições.

Com um olhar voltado para a recepção crítica desses artistas, os integrantes da Academia de Curadoria mergulharam nesses arquivos sem um recorte investigativo-curatorial a priori. A partir dessa primeira pesquisa, o material foi sendo organizado segundo perspectivas alternativas em relação à historiografia da arte concreta no país, sendo organizado nas cinco mostras que compõem a exposição: “Hermelindo Fiaminghi: O Vento Continua”, “O Rigor da Sensibilidade de Lothar Charoux”, “Sacilotto Expressionista”, “Sérvulo Esmeraldo: um concreto entre eixos” e “Willys e Barsotti: indícios de uma parceria”.

A mostra digital estará disponível na página eletrônica da Academia de Curadoria e, de agosto a dezembro de 2021, estão previstas ações de ativação como forma de mediação da exposição. Além de intervenções nas redes sociais, serão lançados e-books com o material produzido pela pesquisa, um webinário com diversos convidados e podcasts.

Post Patrocinado

Serviço

Data: A partir de 6/8.

Site: www.academiadecuradoria.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X