O Portal da Arte Brasileira

Instituto Artium recebe site-specific de Felice Varini a partir de 11 de novembro

0 11

Obras híbridas que misturam cenografia, pintura e fotografia abrem inúmeras possibilidades para o público observar uma cidade, um bairro, um edifício ou um espaço cultural de outras formas. Esse é o mote do trabalho de Felice Varini, artista suíço radicado em Paris, que expõe sua primeira individual no Brasil ocupando os espaços do Instituto Artium. Com curadoria do francês Franck Marlot, a intervenção artística ocupa o espaço a partir do dia 11 de novembro, com entrada gratuita.

Para a mostra, Varini fez uma visita prévia ao Instituto Artium para desenvolver um minucioso estudo técnico, baseado nas observações arquitetônicas, características físicas do espaço e informações históricas do espaço. A partir desse estudo, criou digitalmente quatro instalações inéditas: “Zig Zag De Quatorze Triangles”, “Doubles Cercles Concentriques”, “Sept Arcs De Cercles” e” Douze Petits Disques Dans Le Grand” – que ocuparão fisicamente a fachada exterior e três salas expositivas do Instituto. Segundo o próprio artista, sua arte se situa entre a realidade e o espaço ficcional, propondo ao público um convite para escapar da cidade pelas frestas do tempo.

Em suas criações, Varini projeta um plano no espaço que gira em torno de formas geométricas simples, como círculo, quadrado, elipse, triângulo – às vezes sólido ou vazado -, pintado em cores primárias. Neste ponto focal, a forma parece flutuar como que levitando sobre a arquitetura que a acolhe.

Post Patrocinado

À medida que o espectador se move, a forma bidimensional se desfaz, estende-se para estourar em dezenas de “pedaços de tinta” que se atomizam no espaço tridimensional e cobrem as paredes, o teto, o corrimão da escada, entre outros espaços. O olhar sobre o ambiente é transformado e o observador então redescobre a arquitetura do lugar devido a essa nova informação pictórica.

Serviço

Local: Instituto Artium – Rua Piauí, 874 – Higienópolis – São Paulo.

Período expositivo: 11/11 a 25/01. Terça a domingo, 9h às 18h.

Ingressos: Grátis.

Agendamento online: https://www.eventim.com.br/

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X