Instalação multimídia online, "Jardins de Fotúreto" reflete sobre relação da humanidade com tecnologia

Misturando fotografia, videoarte, performance e áudio binaural, que reproduz a forma como os sons são captados pelo ouvido humano, a instalação multimídia Jardins do Fotúreto, criada especialmente para o ambiente virtual, estreia neste domingo, 12 de julho, propondo reflexões sobre o surrealismo das ações humanas em nossos dias e seus reflexos no amanhã. Na estreia, em 12 de julho, o Núcleo 2 fará um vernissage online, por meio de uma live em seu canal do YouTube e perfil no Facebook. O público poderá conversar com os artistas ao mesmo tempo em que acessa o site.

A instalação é o primeiro trabalho produzido durante a crise pandêmica pelo coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas Agrupamento Núcleo 2, sediado em São José do Rio Preto (SP). O público poderá acessá-la gratuitamente a partir das 15h, pelo site fotureto.com.br, que ficará no ar pelo período de 12 meses.

Em uma atmosfera futurística, a obra investiga a relação da humanidade com a tecnologia, sua dependência desses dispositivos, a privacidade roubada, a transformação nos relacionamentos, nos corpos e na vida em sociedade em decorrência dela. A partir do conceito do realismo mágico, o trabalho provoca os sentidos do espectador por meio de um conjunto de quatro performances, nove videoartes e nove fotografias modificadas digitalmente, oriundas do acervo pessoal do artista multimídia Jef Telles, responsável pela concepção, direção e audiovisual.

Confira o Teaser

Sobre o Núcleo 2

O Agrupamento Núcleo 2 desenvolve sua pesquisa envolvendo a fusão de diversas linguagens artísticas dentro do campo das artes cênicas desde 2011. Seu primeiro trabalho nesse âmbito, “Processo: Metamorfose”, consistiu na produção de uma intervenção urbana, captada por um olhar cinematográfico e posteriormente transformada em uma obra audiovisual.

O coletivo nasceu em 2006, a partir de um grupo de alunos da antiga Escola Persona de Teatro, de São José do Rio Preto.

Ficha Técnica

Concepção, Direção e Audiovisual: Jef Telles.

Direção de Arte: Leonardo Bauab.

Direção de Fotografia e Transmissões ao Vivo: Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Zé Tomaz e Vinicius Dall’Acqua

Performers: Andressa Maria, Ícaro Negroni, Reni Trombi e Savio D’Agostino

Serviço

Estreia do site e vernissage online nas redes sociais: 12 de julho. Domingo, 15h.

Site: fotureto.com.br

Ingressos: Grátis

 Confira as redes sociais:

Compartilhe!