O Portal da Arte Brasileira

IMS Paulista inaugura retrospectiva do fotógrafo japonês Daido Moriyama

0 16

No próximo sábado, 9 de abril, o IMS Paulista inaugura a exposição de Daido Moriyama (1938), um dos principais nomes da fotografia contemporânea mundial. Primeira grande retrospectiva do artista na América Latina, a mostra reúne mais de 250 trabalhos, além de uma centena de publicações e escritos do fotógrafo. A seleção traz obras de diferentes momentos da carreira do artista, desde o interesse pelo teatro experimental dos anos 1960, passando pelos trabalhos contestadores dos anos 1970, até a documentação incansável das cidades e a reinvenção do seu próprio arquivo nos últimos anos. A mostra fica em cartaz até agosto de 2022. Em sua programação, incluirá caminhadas pela cidade de São Paulo e eventos de impressão de fanzines, que serão divulgados posteriormente.

Com curadoria de Thyago Nogueira, coordenador da área de Fotografia Contemporânea do IMS, a exposição examina de maneira inédita a contribuição e o legado de Moriyama para a história da fotografia. A mostra, uma das maiores já feitas sobre o artista no mundo, é resultado de três anos de pesquisa, incluindo visita ao arquivo do fotógrafo em Tóquio. Foi concebida em parceria com a Daido Moriyama Photo Foundation e conta com o apoio da Fundação Japão e consultoria dos pesquisadores japoneses Yutaka Kambayashi, Satoshi Machiguchi e Kazuya Kimura, entre outros. A entrada é gratuita, mediante apresentação do comprovante de vacinação.

Nascido em 1938, em Ikeda-cho, Osaka, Moriyama passou a infância em diversas cidades. Após se formar em design, mudou-se para Tóquio em 1961, onde começou a fotografar para jornais e revistas de grande circulação, em um período de crescimento econômico e fortalecimento da cultura de massas. Logo, tornou-se conhecido por suas fotografias em preto e branco, granuladas e de alto contraste, tiradas com câmeras pequenas enquanto caminhava pelas ruas. Com uma produção abundante, Moriyama desafiou as ideias convencionais de fotografia documental e de realidade fotográfica, produzindo uma obra vasta e variada, na qual livros e publicações independentes têm participação fundamental.

Post Patrocinado

Além das obras emolduradas, a mostra traz revistas e livros, destacando como a produção do fotógrafo estava associada à indústria editorial, mais do que ao circuito da arte.

Seguindo as recomendações das autoridades municipais e estaduais e dos órgãos de saúde no combate à covid-19, o IMS Paulista adotou uma série de protocolos de segurança. É obrigatório a apresentação de comprovante físico ou digital de vacinação contra covid-19 e documento oficial com foto para todos com mais de 5 anos. Também é recomendado o uso de máscara durante a visita. Os protocolos têm o objetivo de manter a segurança de todas as pessoas — visitantes e funcionários — em um ambiente saudável e de cuidado coletivo.

Foto: Daido Moriyama/Daido Moriyama Photo Foundation

Serviço

Local: IMS Paulista – Avenida Paulista, 2424 – Consolação – São Paulo.

Visitação: 9/4 a 14/8. Terça a domingo e feriados, 10h às 20h. Fechado às segundas.  

Classificação: Livre.

Ingressos: Grátis.

Informações: (11) 2842-9120.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X