O Portal da Arte Brasileira

IMS lança novo site bilíngue sobre Clarice Lispector

0 17

Considerada um dos maiores nomes da literatura brasileira, Clarice Lispector é autora de uma vasta obra, que inclui romances, contos, crônicas e textos infantojuvenis. No dia 10 de dezembro (quinta-feira), data do seu centenário, o IMS inaugura um novo site dedicado à escritora: www.claricelispector.ims.com.br. O lançamento marca a participação do Instituto Moreira Salles na iniciativa, já consagrada pelo nome Hora de Clarice, que foi idealizada pelo próprio IMS em 2011, para celebrar o aniversário da escritora.

Amplamente traduzida e divulgada, a obra de Clarice é cada vez mais lida pelo grande público e comentada pela crítica internacional, colocada ao lado de autores como Virginia Woolf, Franz Kafka e Katherine Mansfield. Tendo em vista sua repercussão no exterior, o IMS lança o site em versão bilíngue: português e inglês. O portal reúne fotos, manuscritos, áudios, vídeos, cartas, aulas e textos críticos, em grande parte proveniente do acervo de Clarice, sob a guarda do IMS desde 2004.

No primeiro ambiente, destaca-se o belo e arrojado design gráfico e a navegação atraente. O público mergulha na obra e na vida de Clarice a partir de um percurso poético e afetivo. Fotos, frases, cartões-postais, manuscritos e entrevistas, entre outros materiais, surgem de diferentes modos na tela, numa experiência rica, cheia de surpresas. Textos e imagens são relacionados livremente, de forma a explorar memórias, reflexões, espantos e perplexidades da autora. 

Post Patrocinado

Há ainda aulas em vídeo, ministradas por estudiosos como Evando Nascimento, Nádia Battella Gotlib e José Miguel Wisnik, além de uma ampla bibliografia sobre a obra de Clarice, que o visitante pode acessar por meio de filtros, procurando os temas e as abordagens que mais o interessem.

Entre os itens de acervo, digitalizados e transcritos, estão cadernos da escritora, pouco conhecidos ou inéditos, que acabam de chegar à coleção do IMS, e dezenas de cartas enviadas por Clarice ao longo de sua vida para suas irmãs ou para personalidades como os escritores Erico Verissimo e Mário de Andrade e o ex-presidente Getúlio Vargas. Estão disponíveis também uma série de manuscritos, de obras como A hora da estrela e Um sopro de vida.

A seção Postagens é atualizada permanentemente, oferecendo textos breves sobre aspectos da obra clariceana, mas também registrando o que se passa no mundo editorial, artístico e acadêmico em torno da escritora.

A visita ao site é um convite para mergulhar e conhecer múltiplos aspectos da vida e obra da escritora, que em 2020 completaria 100 anos.

Serviço

Lançamento: 10/12/2020.

Site:www.claricelispector.ims.com.br

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X