O Portal da Arte Brasileira

[EXPOSIÇÃO] Imergir para Emergir

0 502

Matilha Cultural recebe a Exposição Imersãodo artista afro-indígenaLumumba.  Ela tem início no dia 22 de setembro e fica na Matilha Cultural até 27 de outubro.

Lumumba é bisneto de indígena da etnia Puri-Guarani, da serra do Caparaó. Ele é também mineiro, descendente de congoleses, guaranis e morador do centro de São Paulo. Após uma longa pesquisa, na qual inclui duas viagens ao Parque Indígena do Xingu, o artista realiza em Imersão um trabalho utilizando apenas pigmentos naturais. A curadoria da exposição é de João Carlos Villela. As obras foram realizadas na aldeia Kamaiurá “Ipavu”, no alto Xingu, durante a semana do Kuarup. Em setembro de 2017 participou do I Encontro de Pajés do Xingu, no Parque Indígena do Xingu, junto aos kalapalos. Lá, em completa imersão, foi submetido ao ritual do guerreiro Kalapalo “Arranhadeira”. Autodidata, Lumumba iniciou sua trajetória em 2001 pintando orixás em juta, traduzindo os mitos yorubás, influenciado por Michelangelo e Boris Vallejo. 

Recém-iniciado na linguagem da arte urbana (grafite), após o contato com a obra de Jean-Michel Basquiat, sentiu necessidade de ir pra rua, entender seu código singular, falar com as pessoas, conhecer outros artistas e trocar experiências que somente o espaço urbano proporciona.  “Demorei um tempo pra perceber que, quanto mais me aprofundava nessa busca por minha ancestralidade, inevitavelmente, me aprofundava em mim mesmo”, reflete. Lumumba afirma que 30% do valor arrecadado com a venda das suas obras será doado à aldeia Ipavu-Kamaiurá.

Post Patrocinado

Obra de Lumumba (Créditos: Divulgação)

Exposição Imersão terá ainda apresentação de música e dança com o projetoAmazonizando Sampa. O projeto nasceu com a intenção de aproximar a Amazônia brasileira a cidade de São Paulo, realizando vivências e oficinas em torno da tradição do Marabaixo, cultural popular do povo Quilombola do Amapá, dando visibilidade a diversidade cultural e as tradições amazônicas.

Lumumba (Créditos:Divulgação)

Programação:

 25/09 – 19:30h: Roda de conversa com indígenas Kamayurás e o Artista Lumumba

29/09 –  10h às 20h: Pintura Corporal – Grafias indígenas com jenipapo e

Pajelança -Tratamento Indígena 

 

  • Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 542 – República, São Paulo
    (11) 3256-2636
    + Ver mapa
  • 22/09/2018 a 27/10/2018
  • De Terça a Domingo, das 12h às 20h. Sábados das 14h às 20h
  • Gratuito.

 

 

 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X