O Portal da Arte Brasileira

Guto Lacaz lança livro “Coincidências Industriais” na Collectania

0 10

Objetos que não têm relação direta, mas se encaixam perfeitamente. A obra Coincidências Industriais, do artista multimídia Guto Lacaz, foi transportada para as páginas de um livro a ser explorado de forma intimista e pessoal. Editado pela Lovely House, Coincidências Industriais, o livro será lançado no dia 21 de fevereiro, a partir das 18h, na Collectania.

Os editores Luciana Molisani e José Fujocka, da Lovely House, decidiram interpretar a obra de Lacaz em formato de livro de artista e criaram um registro lúdico de um dos mais conhecidos trabalhos do artista. Em formato de pequeno caderno, a edição reúne as peças da instalação artística em tamanho real, com folhas de acetato para permitir que o leitor encaixe os objetos recriando o projeto do artista.

O projeto Coincidências Industriais têm sua origem ainda nos anos 1970, a partir da curiosidade de Lacaz sobre as coisas, que o levou a conhecê-las de forma íntima e a lançar um novo olhar sobre elas, oferecendo-lhes novas funções e criando novos objetos. “Isso é marca inconfundível de Guto Lacaz”, afirma José Fujocka

Post Patrocinado

A obra de arte Coincidências Industriais integrou a mostra Allegro, 2019/20, apresentada na Chácara Lane – Museu da Cidade PMSP, que marcou os quase 40 anos da produção do artista.

Guto Lacaz (1948), artista multimídia, nasceu e trabalha em São Paulo. É arquiteto pela FAU SJC 1974. Em 1978 ganhou o prêmio Objeto Inusitado -Arte Aplicada/Paço das Artes e iniciou sua carreira como artista plástico. Sua primeira individual, Ideias Modernas, aconteceu em 1982, na Galeria São Paulo. Em 1983 ocorreu a Eletro Performance, na Funarte SP e, na 18ª Bienal, a Eletro Esfero, na exposição A Trama do Gosto.

No final da década de 80, realizou a composição flutuante Auditório para questões delicadas, no lago do Ibirapuera, e Cosmos – um passeio no infinito, no MASP. Nos anos seguintes, realizou Periscópio, no Arte Cidade II, ganhou a Bolsa Guggenheim e, em 1999, realizou o espetáculo Máquinas III, no Teatro Cultura Artística. Editou em 2003 a série de serigrafias Pequenas Grandes Ações. Em 2007 realizou a exposição Gráfica, no CCSP, e ganhou o prêmio APCA Obra Gráfica. Posteriormente, criou a escultura hidrocinética Ondas D’Água para o lago do SESC Belenzinho, participou do Aberto Brasília com seu Objeto flutuante não identificado – OFNI Paranoá. Em 2012, inaugurou o conjunto eólico Claudio, Leonardo e Orlando Villas Boas, no Parque Estoril SBC, e realizou a exposição Eletro Livros, no Maria Antonia. Em 2018 participou da Exposição de Maio, sob o tema A Quarta Revolução Industrial, com 15 painéis ilustrados na Avenida Paulista, realizou YOYO – tudo que vai volta, no SESC Belenzinho, e art lab na Galeria Marcelo Guarnieri. Coincidências Industriais integra a grande exposição Allegro, 2019/20, na Chácara Lane – Museu da Cidade PMSP, que marcou os quase 40 anos da produção do artista.

Ficha Técnica

Obras, texto e capa: Guto Lacaz. Editora: Lovely House. ISBN: 978-85-85039-03-5. Preço: R$ 150,00.

Serviço

Local: Na Collectania – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1.480 – São Paulo.

Data: 21/2. Segunda, 18h às 21h.

Preço no lançamento: R$ 120,00.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X