O Portal da Arte Brasileira

Grupo XPTO apresenta performance “Colapso” no Centro Cultural Vila Itororó, em 2 de agosto

0 22

No dia 2 de agosto, terça-feira, às 17h30, o Grupo XPTO apresenta a quarta performance do projeto “Kintsukuroi – A Metamorfose dos Escombros”, contemplado pelo 37º Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. O trabalho é um exercício de construção e desconstrução no qual quatro intervenções cênicas acontecem simultaneamente num mesmo espaço a partir de diferentes suportes visuais. A sessão será gratuita e acontecerá no Centro Cultural Vila Itororó, em São Paulo.

A palavra Kintsukuroi evoca a arte japonesa que busca valorizar os objetos que se quebraram – os pedaços que faltam, as lascas perdidas – preenchendo suas fissuras com ouro. Toda a pesquisa está sendo desenvolvida através da linguagem do Teatro de Objetos e tem como ponto de partida processos de resgate da memória por meio da interação com objetos que façam parte de um imaginário relacionado às nossas histórias de vida.

A performance “Colapso” é construída a partir de quatro intervenções simultâneas. Na primeira intervenção, diversos “operários” chegam com fardos de roupas criando uma pequena montanha no centro da cena.  A segunda acontece sobre uma mesa com pedaços de tijolos que lembram construções precárias em miniatura. A terceira intervenção acontece num aquário com terra onde são enterrados pequenos bonecos de plástico. A quarta intervenção utiliza também um aquário onde “nadam” diversos pedaços de papel de seda, manipulados por atores, que se desmancham com o passar do tempo.

Post Patrocinado

Serviço

Local: Centro Cultural Vila Itororó – R. Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo.

Data: 02/08. Terça, às 17h30.

Classificação indicativa: Livre.

Ingressos: Grátis.

Duração: 45 minutos.

Projeto contemplado pelo 37º Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X