O Portal da Arte Brasileira

Grupo Lagartixa na Janela estreia “Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempo de espera” em 31 de julho

0 9

Dirigido por Uxa Xavier, o grupo Lagartixa na Janela aprofunda desde a sua criação, em 2010, uma pesquisa sobre a dança contemporânea para e com crianças inseridas no contexto do espaço urbano. O grupo estreia no dia 31 de julho de 2021 a obra “Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempos de espera”, que faz temporada pelo YouTtube.

Realizado com apoio da 28ª edição do Fomento à Dança de São Paulo, “As Dobras de Uma Obra” conta com documentário sobre todas as ações do projeto e uma temporada virtual do inédito “Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempo de espera”, além de sessões especiais seguidas de bate-papo, em parceria com a EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística, com a presença de seus alunos, intérpretes e público em geral

É do impulso da criança de transformar as coisas ao seu redor que a nova performance é feita. Uxa cita essa prática como a de um corpo movediço que adentra e se encontra na existência junto com o objeto. A partir disso, foram iniciados ensaios remotos por Zoom sob a direção virtual de Uxa. Todos os performers criaram suas partituras a partir da relação com os objetos que estavam ao seu redor.

Post Patrocinado

Após essa etapa da criação coletiva no modo virtual, Uxa foi até a casa de cada performer acompanhada pelo cinegrafista Marcelo Villas Boas e gravou as partituras da criação com destaque para novas aproximações e ângulos. O resultado, que compõe “Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempos de espera”, é um vídeo em que se alterna entre telas do Zoom e as gravações feitas nas casas dos artistas. A diretora conta que há uma alternância de textura dessas imagens, que ora mostram o mosaico de telas do Zoom, ora se concentram nos movimentos de um ou dois intérpretes.

Essa dança de tramas tem uma trilha sonora original que integra sons dos objetos manipulados por cada intérprete e também por áudios de crianças que responderam à pergunta: “o que você faz quando tem que esperar?”. 

O projeto contempla ainda três sessões de “Sobre as Coisas” em parceria com a EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) seguidas por uma conversa entre os alunos da instituição, público em geral e intérpretes da obra e pelo lançamento do documentário inédito, “As Dobras de Uma Obra”, que registra todas as etapas do projeto, com lançamento no dia 17 de agosto, às 19h, no Youtube da Oficina Cultural Oswald de Andrade

Os vídeos dos encontros da residência com artistas e educadores, o das oficinas com as crianças e o da ação Dançando Juntos – resultado do encontro dos adultos e crianças que trabalharam no mesmo tema – estarão disponíveis na íntegra, em tempo integral no YouTube do Lagartixa na Janela.

Foto: Marcelo Villas Boas.

Serviço

Transmissão on-line.

“Sobre as Coisas – Coreo-infância em tempo de espera”. Estreia: 31/7. Sábado, 16h. Disponível: 1 a 22/8.

YouTube: Canal Largatixa na Janela.

Documentário “As Dobras de Uma Obra”. Estreia: 17/8. Terça, 19h.

YouTube: Canal Oficinas Culturais do Estado de São Paulo.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X