Grupo Galpão estreia o filme “Éramos em bando” em ambiente virtual

Como o teatro pode dar continuidade a sua prática em um período de pandemia? Como o cinema e o teatro podem se alimentar mutuamente em um processo de reinvenção de seus modos de realização? Da necessidade dos atores do Grupo Galpão continuarem exercendo seu ofício, nasceu o documentário “Éramos em bando”. Um média -metragem composto a partir dos encontros virtuais entre os atores do grupo durante o isolamento social.  O filme, dirigido por Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius de Souza, estará disponível das 19h do dia 21 de setembro até a meia-noite do dia 04 de outubro, no Canal oficial do Galpão. Não é necessária retirada de senha ou compra de ingresso online.

“Éramos em bando” surge desse momento incerto de pandemia no qual o modo como o teatro e o mundo existiu até então se torna inviável. O início do isolamento social coincidiu com a véspera da estreia da mais recente montagem do Galpão, Quer ver escuta, que não chegou aos palcos do Festival de Curitiba, em abril, como previsto. Impossibilitado de finalizar e estrear o espetáculo, o grupo decidiu então dar continuidade ao trabalho teatral usando as plataformas digitais de videoconferência.

No filme, codirigido e montado pelo artista plástico e cineasta Pablo Lobato, ao lado dos diretores da peça, podemos presenciar o frescor e a entrega dos atores tateando o dispositivo digital, numa espécie de jogo inaugural. A composição final revela invenções, limites e descobertas forjadas a partir de uma experiência intensiva entre fragilidades e potências do meio digital. Da planura da tela emergem singularidades e humanidades de um grupo de artistas disposto a se reinventar.

O nome do filme, Éramos em bando, deriva do poema “Crepuscular”, do poeta brasileiro Paulo Henriques Britto, um texto que nos diz que nosso tempo é pouco, que toda palavra já foi dita e há que ser dita outra vez.

Confira o Trailer

Foto: André Baumecker.

Ficha Técnica

Direção: Marcelo Castro, Pablo Lobato e Vinícius de Souza. Montagem: Pablo Lobato. Elenco: Antonio Edson, Eduardo Moreira, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André e Teuda Bara. Trilha Sonora: Davi Fonseca. Finalização de som: Kiko Klauss.

Serviço

Estreia: 21/9. Segunda, 19h. Haverá bate-papo após a estreia.  

Exibição: Até 4/10.

YouTube: Grupo Galpão.

Site: www.embaubafilmes.com.br

Compartilhe!