O Portal da Arte Brasileira

Grupo Furunfunfum apresenta espetáculos no Teatro Alfa a partir de 12 de outubro

0 6

O Furunfunfum faz 30 anos em 2022 e é uma das mais importantes companhias de teatro infantil do País. O Teatro Alfa antecipa as comemorações a partir do dia 12 de outubro, terça, quando será exibida a peça “O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções”, em suas sessões, às 16 e 18h, respectivamente, pelos  canais de Youtube do Grupo Furunfunfum e do Teatro Alfa.

Estão programadas também exibições das peças “A Terra dos Meninos Pelados”, “Os Três Porquinhos” e “Rapunzel”. A programação vai até novembro.

Em “O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções”, o simpático e malandro macaco Simão vive roubando as bananas da velha Firinfinfelha. Cansada, ela resolve fazer uma armadilha para pegar o macaco. O plano dá certo, mas o macaco promete dar o troco. Os conflitos entre natureza e cultura, o velho e o novo, verdade e mentira, e, finalmente, entre discórdia e conciliação, são apresentados numa linguagem simples e acessível, privilegiando sempre a improvisação e a participação da plateia. O espetáculo tem duas partes: na primeira são apresentadas, com violão e flauta transversal, canções e brincadeiras. Na segunda, o teatro de bonecos.

Post Patrocinado

Baseado no conto de Graciliano Ramos, “A Terra dos Meninos Pelados” utiliza teatro de bonecos para contar a história de Raimundo, um menino diferente de todos os outros por ter um olho preto, o outro azul e a cabeça pelada. Cansado de não ter com quem conversar, Raimundo parte para uma viagem a Tatipirun, uma terra onde todos os meninos são como ele. Raimundo realiza essa jornada, que de certa maneira representa seu crescimento e amadurecimento, e retorna a seu lugar de origem compreendendo melhor a importância de valores como a tolerância e a amizade. A peça foi indicada na categoria especial do prêmio Coca-Cola FEMSA, em 2003.

“Os Três Porquinhos” é uma das histórias infantis mais apreciadas de todos os tempos. Na literatura, talvez a versão mais conhecida seja a de Joseph Jacobs, escrita em rimas em 1890. Em 1933, Walt Disney fez também sua versão em desenho animado, consagrando definitivamente os simpáticos porquinhos e o temido lobo mau.O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo da história. O grupo segue o clássico enredo das casinhas de palha, madeira e tijolos, o sopro do lobo, a entrada pela chaminé e tudo mais. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.

Em “Rapunzel”, uma dupla de músicos-atores conta, com irreverência e bom humor, a clássica história da donzela de longos cabelos que vive aprisionada em sua torre. O espetáculo utiliza atores, bonecos e música ao vivo, privilegiando a improvisação e a participação ativa da plateia. O texto segue, em linhas gerais, a conhecida versão dos Irmãos Grimm, do século XIX, mas aprofunda as características psicológicas dos personagens — estes são complexos e, muitas vezes, contraditórios.

Serviço

“O Macaco Simão, Outras Histórias e Outras Canções”. Datas: 12/10. Terça, 16h (Canal Furunfunfum) e 18h (Canal Teatro Alfa). 14 a 28/10 (Canal Furunfunfum). 21/10 e 4/11 (Canal Teatro Alfa). Quintas, 19h.

“A Terra dos Meninos Pelados”. Datas: 15 a 29/10 (Canal Furunfunfum). 22/10 e 5/11 (Canal Teatro Alfa). Sextas, 19h.

“Os Três Porquinhos. Datas: 16 a 30/10 (Canal Furunfunfum) e 23/10 e 6/11 (Canal Teatro Alfa). Sábados, 16h.

“Rapunzel”. Datas: 17 a 31/10 (Canal Furunfunfum). 24/10 e 7/11 (Canal Teatro Alfa). Domingos, 16h.

YouTube: Canal Furunfunfum e Canal Teatro Alfa.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X