O Portal da Arte Brasileira

Grupo Emú celebra centenário de Mercedes Baptista com temporada virtual

0 26

No ano em que se comemora o centenário da primeira bailarina negra do corpo de baile do Theatro Municipal, “Mercedes” fará temporada virtual de 20 a 30 de maio, na plataforma do YouTube do Sesi para celebrar os cinco anos do Grupo Emú.

Mercedes Ignácia da Silva Krieger, nascida em 20 de maio, bailarina de formação erudita – uma das maiores representantes da cultura afro-brasileira no mundo -, pioneira da dança moderna brasileira e principal responsável pela disseminação das alas coreografadas do carnaval carioca é homenageada neste espetáculo teatral, que faz uma viagem pela vida da artista que até hoje contribui para o resgate e preservação da cultura negra brasileira.

É a partir de sua trajetória que o grupo se lança sobre uma dramaturgia interessada no diálogo da questão racial com a contemporaneidade e agrega à apresentação manifestações artísticas como teatro, dança e música, utilizados como símbolos poéticos de representação da ligação entre a formação clássica e os conhecimentos de danças de matrizes negras. O universo da ficção submete um retorno às expressões afro-brasileiras, através da apresentação de uma narrativa em torno da construção da identidade negra na dança brasileira, contada a partir de fatos reais e fictícios da vida da personagem título.

Post Patrocinado

O Grupo Emú é uma iniciativa para formação e consolidação de equipes negras no campo de trabalho, subdividindo-se em: Emú Produções Artísticas e Culturais (Produtora), Cia Emú de Teatro Negro e Núcleo de Pesquisas NEGRAHR (UFRJ).

Foto: Felipe Alencar.

Ficha Técnica

Concepção e idealização: Sol Miranda. Direção: Juracy de Oliveira e Thiago Catarino. Texto: Cássio Duque e Sol Miranda. Dramaturgia: Grupo Emú. Supervisão de direção e de dramaturgia: Fabiano de Freitas. Elenco: Ariane Hime, Emerson Ataíde, Iléa Ferraz, Paula Pardon, Raphael Rodrigues, Drayson Menezes, Tuany Zanini e Sol Miranda. Participação especial: João Paulo Alves e Reinaldo Junior. Bailarinos: Renata Araújo, Canela Monteiro, Evandro Machado e Priscila Lúcia. Direção Musical: Sérgio Pererê.

Serviço

Transmissão On-line.

Temporada: 20 a 30/5. Quinta, 00h. Até Domingo, às 23h59.

Classificação: 12 anos.

Ingressos: Grátis.

YouTube: Canal Sesi SP.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X