A casa Gansaral é um oásis de cultura dentro da zona sul de São Paulo, mais especificamente no Campo Belo, bairro esse que teve a cultura alemã muito presente a partir de 1930 e que permanece até hoje.  A casa cultural é reduto de artistas independentes, oficinas, cursos, saraus, concertos e shows, exposições de arte, entre outras manifestações artísticas.

Além disso, o restaurante do espaço contempla a gastronomia alemã com receitas tradicionais e originais executados pela chef Sthéfany Rodrigues além de um aconchegante café.

Tudo na casa remete história, tem um por quê, um conceito especial por trás de cada detalhe. Os vários ambientes foram pensados em tudo isso para que seja, de fato, um lugar pra passar, ouvir, sentir e participar de todas as possibilidades que caibam dentro do conceito da casa.

Quintal e jardim (Créditos: Reprodução)

 

A mesma foi construída em 1960 pelos pais de Heide Prufe Diniz, artista plástica e também proprietária do espaço. Naquela época, criavam gansos de estimação, e por isso o nome Gansaral, que significa coletivo de gansos. Em março de 2018 a casa reabriu, depois de uma restauração, para que fosse aberta ao público num conceito que envolvesse tanto a parte gastronômica como a cultural. O casal de proprietários Marcus e Heidi junto do filho Pedro, são os nomes a frente do estabelecimento que emana enorme dedicação para que exista um local tão especial como esse.

Pedro Diniz é o gestor cultural e músico residente da casa. Ele está a frente de todas os eventos que acontecem nela. A programação cultural é bastante variada e vai desde contação de histórias, passando por curso de cerâmica até um chorinho às sextas no happy hour. É interessante acompanhar a casa no siteinstagram ou facebook para se programar e participar da variedade de eventos que acontecem lá.

No acervo da casa há obras de artistas como André Toral (paredes e comedoria), Carlos Matuck (mural do quintal), Heidi Diniz (muro alicatado dos fundos) e a fachada grafitada pelo AlemãoArt. 

A incrível energia do espaço é equivalente a tudo que ela propõe e a tudo que acontece ali dentro. Poucos lugares como esse carregam tanta história e tradição como no Gansaral. Acompanhem, participem. A casa agradece!

Obra de Carlos Matuck – Acervo de fotografias da família (Créditos: Reprodução)

Serviço

Rua Demóstenes, 885 – Campo Belo, São Paulo | SP

Metrô Eucaliptos (linha 5 – Lilás)
Estacionamento ao lado (nº 851)

Contato: 55 (11) 2338.6380 | cultura@gansaral.com.br

Compartilhe!