Galeria Zagut inaugura exposição virtual em homenagem a Hélio Oiticica

No dia 5 de setembro, a galeria Zagut abre uma exposição virtual em homenagem ao Hélio Oiticica. A mostra reúne 150 artistas participantes usando técnicas como vídeo, pintura, técnica mista, fotografia, impressão sobre canvas, gravura, colagem, acrílico, objeto, escultura, assemblage, textos, poesias, entre outras. 

Dentre os artistas, destaque para obras feitas por artistas da família Oiticica, como de César Oiticica Filho, sobrinho do artista, que é fotógrafo e curador do projeto Oiticica; de José Oiticica Filho, pai do artista; dos irmãos Claudio e Cesar, além de Christian Oiticica; e pessoas de sua convivência como Helena Lustosa, que foi modelo do artista; Marco Rodrigues, amigo do mesmo, que expõe uma fotografia do artista; Roberta Salgado, sua cunhada.

Nessa exposição em homenagem a Hélio Oiticica, estão presentes artistas de todo o Brasil, de todas as gerações (entre 20 a mais de 80 anos), alguns que o conheceram, inclusive de sua família (irmãos, cunhadas, sobrinhos, há até mesmo obra de seu pai). Há trabalhos de todo tipo, que se inspiraram na obra de Hélio Oiticica para esta mostra, desde escultura, objetos, gravura, pintura, fotografia, vídeos, desenhos digitais, até uma instalação e um livro do artista com Neville, póstumo, além de produção textual como ensaios críticos e poesias.

A coletiva será apresentada de forma virtual por conta da quarentena e fazendo o lançamento da sua plataforma de catálogos e obras virtuais. Mantendo a programação do vernissage e não suspendendo a exposição, Isabela Simões, sócia da galeria, lança no mesmo dia o catálogo da exposição no site da galeria e nas redes sociais com uma live comemorativa com todos os artistas participantes num bate-papo sobre suas obras. Além disso, no canal do youtube da galeria, serão colocados uma seleção de filmes com obras e depoimentos dos artistas.        

Serviço

Abertura: 5/9. Sábado, 18h.

Instagram: @espaco_zagut.

Convite no site: www.espacozagut.com.br

Compartilhe!