O Portal da Arte Brasileira

Galeria Evandro Carneiro Arte apresenta exposição “Grauben e Francisco da Silva”, no Rio

0 11

A Galeria Evandro Carneiro Arte, na Gávea, realiza a exposição “Grauben e Francisco da Silva”, de 25 de janeiro a 15 de fevereiro. A curadoria é de Evandro Carneiro. Destaque para as obras Pássaro e a sua presa e Peixes, de Francisco da Silva, da década de 1960, período considerado como o mais importante da carreira do artista, e as obras Pássaros e borboletas na floresta e Floresta, de Grauben.

A mostra será aberta ao público sem vernissage devido à pandemia, durante o horário de visitação da galeria, de segunda a sábado, das 10h às 19h. O Shopping Gávea Trade Center, quando aberto, está funcionando com obrigatoriedade do uso de máscaras e fornece álcool em gel e medição de temperatura para quem entra. Não há necessidade de agendar a visita, pois o espaço é grande e sem aglomerações.

Dois artistas considerados naives, mais ou menos contemporâneos entre si e que cresceram no Ceará, reproduzindo a natureza com pontilhismos e cores tropicais. Um iniciou o seu percurso artístico ainda menino, pintando paredes com carvão, tijolo e mato, assim que chegou em Fortaleza, aos seis anos de idade. A outra, cearense de Iguatu, iniciou a pintura já aposentada do serviço público, aos 70 anos e residindo no Rio de Janeiro.

Post Patrocinado

Maria Grauben Bomilcar Monte Lima nasceu no ano da Proclamação da República (1889) e faleceu em 1972. Sabe-se pouco a respeito de sua biografia anterior à sua trajetória artística, contudo, tratava-se, sem dúvida, de uma mulher corajosa e pioneira, por ter vindo trabalhar no Sudeste, no início do século XX.

Francisco Domingos da Silva (1910 – 1985) tem uma pintura algo mais fantástica do que sua conterrânea. Talvez por ter nascido no Acre e lá ter vivido a sua primeira infância, tempo no qual as memórias são as mais inconscientes. Ainda que também pinte pássaros, os seus são mais fantasiosos. Misturam-se com peixes fabulosos, cobras enormes e até mesmo dragões que expressam o maravilhoso daquela floresta que habitava o seu imaginário de artista.

Serviço

Local: Galeria Evandro Carneiro Arte – Rua Marquês de São Vicente, 124 – Shopping Gávea Trade Center – Salas 108 e 109 – Gávea – Rio de Janeiro.

Visitação: 25/1 a 15/2. Segunda a sábado, 10h às 19h.

Ingressos: Grátis.

Informações: (21) 2227.6894.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X