O Portal da Arte Brasileira

Galeria Estação apresenta individual de André Ricardo a partir de 19 de outubro

0 10

Aos 36 anos de idade o artista plástico André Ricardo abre, em 19 de outubro, uma exposição individual na Galeria Estação, a primeira dele neste espaço cultural localizado em Pinheiros e que reúne cerca de 40 telas selecionadas sob o olhar curatorial de Tadeu Chiarelli.

A história de André com a Estação antecede sua chegada à galeria. Iniciado no domínio de tintas e pincéis desde muito jovem, sempre expressou sua arte em telas e compartilhando seus conhecimentos por meio de aulas particulares e em instituições públicas e privadas. Entre as muitas visitas a galerias e museus da capital paulista, por várias vezes levou seus alunos à Estação. Entre tantas idas e vindas, uma em especial, em 2017, quando conheceu o trabalho do pintor mineiro Neves Torres, o impactou diretamente. Na mostra estarão expostos trabalhos idealizados em 2020 e produzidos, quase na totalidade, durante quatro meses em 2021.

Formado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, o artista realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil, Portugal e Espanha. Em suas composições, a recorrência ao cotidiano opera como disparador de um processo poético que se desdobra como uma espécie de crônica visual, expondo um universo imagético constituído no deslocamento pela cidade, pela contaminação de um repertório de imagens que se funde com a paisagem ou, não raro, é oriundo de memórias da infância. Sua pintura é dotada de uma inteligência cromática e construtiva capaz de abarcar os mais diversos temas de modo esquemático, com tendência a forma icônica, características que marcam sua aproximação a certa visualidade popular. A intersecção entre figuras reconhecíveis e elementos abstratos instigam o observador a completar o sentido da obra, convidando-o a projetar seu próprio repertório, não importando tanto o tema inicial, mas a própria familiaridade das formas como guia de novos olhares.

Post Patrocinado

Foto: João Liberato.

Serviço

Local: Galeria Estação – Rua Ferreira Araújo, 625 – Pinheiros – São Paulo.

Visitação: 19/10 a 20/11. Segundas a sextas, 11h às 19h. Sábados, 11h às 15h.

Site: http://www.galeriaestacao.com.br/.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X