O Dia Internacional da Mulher contará com eventos especiais no IMS Paulista. Uma série de ações marcará a data, destacando a produção das fotógrafas do seu acervo. Às 19h30, haverá uma conversa com Claudia Andujar, cuja obra está em cartaz no local. O centro cultural recebe também a maratona IMS Wiki Artes+Feminismos 2019. O dia conta ainda com a inauguração de uma instalação, no térreo, com imagens de oito fotógrafas da sua coleção. As atividades são gratuitas.

Com uma carreira de mais de 60 anos, Claudia Andujar dedicou grande parte de sua vida a lutar pela causa indígena. Às 19h30, a fotógrafa conversará com o curador Thyago Nogueira sobre sua trajetória e produção, exibida na mostra Claudia Andujar: a luta Yanomami. Após a fala, ela autografará os catálogos da exposiçãoEm cartaz até 7 de abril, a mostra reúne mais de 300 obras, além de livros, documentos e uma instalação. A conversa é gratuita, com distribuição de senhas.

Outro destaque será a maratona IMS Wiki Artes+Feminismos 2019, que o centro cultural recebe das 9h às 17h. Realizado em diversas partes do mundo, o evento é parte de uma mobilização internacional que tem como objetivo aumentar a visibilidade feminina na Wikipédia, estimulando a criação e revisão de verbetes sobre mulheres. Na atividade no IMS Paulista, os participantes serão orientados sobre como editar os verbetes. Também poderão conhecer um pouco mais sobre a enciclopédia colaborativa. O evento, que acontece na Biblioteca de Fotografia, é gratuito e, para participar, é preciso de inscrição prévia.

Neste dia, o centro cultural também inaugura uma instalação composta por imagens de oito fotógrafas do acervo do IMS. São elas: Alice Brill (1920-2013), Dulce Soares (1943), Hildegard Rosenthal (1913-1990), Lily Sverner (1934-2016), Madalena Schwartz (1923-1993), Maureen Bisilliat (1931), Stefania Bril (1922-1992) e Claudia Andujar (1931). Serão oito painéis, cada um com uma foto, distribuídos pelo térreo do centro cultural.

A instalação ficará em exibição até 16 de março,  incentivando o público a entrar em contato com a obra e a trajetória dos artistas da coleção do IMS.

Serviço:

 Conversa com Claudia Andujar

Data: 8/3. Sexta, às 19h30.

Ingressos: Grátis. Senhas 1h antes.

IMS Wiki Artes+Feminismos 2019

Data: 8/3. Sexta, das 9h às 17h.

Como participar:

Qualquer pessoa pode participar da maratona de edição, independentemente de experiência prévia ou identidade de gênero. Facilitadores estarão no local para ajudar os participantes. Recomendamos que os interessados levem seus próprios computadores, mas haverá alguns disponíveis no local.

Para participar da atividade, é necessário fazer inscrição online na maratona antes de chegar ao IMS Paulista. Você pode usar sua conta na Wikipédia (iniciar sessão) ou criar uma conta nova (pedir uma conta).

Inscrições no link:

https://outreachdashboard.wmflabs.org/courses/Instituto_Moreira_Salles/IMS_Wiki_-_Artes_e_Feminismos_2019

Instalação “Fotógrafas no acervo do IMS”

Data: de 8 a 16/3, das 10h às 22h.

Local:  IMS Paulista. Avenida Paulista, 2424 – Consolação – São Paulo.

Informações: (11) 2842-9120.

Compartilhe!