O Portal da Arte Brasileira

Focus Cia. de Dança lança documentário “Corações em Espera.doc” em 6 de março

0 49

A Focus Cia. de Dança lança no dia 6 de março, sábado, 18h, o documentário “Corações em Espera.doc”. o público poderá conferir todo processo de ensaios e bastidores vivenciados pela companhia durante as 17 semanas da temporada do espetáculo homônimo, do canal do YouTube da Cia.

Em meio à pandemia, a Focus Cia de Dança buscou modos de dar continuidade ao seu trabalho, adequando-se e utilizando-se do formato virtual de reuniões, onde aconteceram encontros diários de aulas, conversas e ensaios. Pouco a pouco, os bailarinos foram se familiarizando com a possibilidade de uma nova criação artística nesta configuração virtual, se adaptando e aproveitando do novo que aparecia, lidando com limites e ainda rasos conhecimentos das ferramentas disponíveis no momento.

A ideia de documentar este intenso processo surge da vontade de perpetuar esse momento singular do mundo, das artes e da dança, que mesmo sendo feita virtualmente, aconteceu em tempo real e com características totalmente efêmeras como: elenco se apresentado simultaneamente (mesmo cada um em suas casas e muitos em cidades distintas), edição em tempo real, dificuldades com qualidade de internet, música chegando na casa dos intérpretes com delay, acidentes ou intervenção espontâneas de familiares, bebês, animais de estimação e inúmeras pessoas que habitavam as casas naquele momento, que também pertenciam a vida e ao espaço de cada integrante, que se tornaram parte da obra. A cada dia era um novo passeio real através do veículo virtual do streaming.

Post Patrocinado

Durante o espetáculo, o público entra em contato com uma inventividade baseada na readaptação do espaço/tempo, e na valorização de algo que é efêmero, um momento presente, que se torna especial e único por estar acontecendo no “agora”. É através das janelas dos celulares, computadores e smart tvs, que o espectador encontra o cenário principal da encenação: o lar, que guarda as memórias e intimidades, ali também ressignificado, e que abriga o corpo, que é uma verdadeira casa. As portas, embora podendo ser abertas, ainda estão fechadas e, pelas janelas, vemos ruas vazias. Vemos um mundo realmente em espera, reconstrução e ressignificação. O público também se depara e se identifica com questões literais como ausência e solidão; alegria e esperança; e a oportunidade do autoconhecimento.

Foto: Marian Starosta.

Serviço

Data de lançamento: 6/3/21. Sábado, 18h.

YouTube: Canal Focus Cia de Dança.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X