O Portal da Arte Brasileira

Focus Cia. de Dança faz temporada do novo espetáculo “Vinte” no Teatro Riachuelo, no Rio

0 19

“Vinte”, o mais novo espetáculo da Focus Cia. de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, marca a maioridade da companhia, que completa 21 anos em 2021. O projeto conta com o patrocínio da Estácio.

 Este trabalho inédito, com oito bailarinos em cena e dedicado a obra de Clarice Lispector – no ano do centenário da escritora a Focus completou 20 anos –, mistura dança e literatura. Palavras que tentam ser traduzidas em movimento, imagens que viram gestos dançados, poesia que sai do papel e vira cena. Dizer o indizível, compreender o não tátil, um universo de constante busca de significados quando a maior explicação está no viver. Contos, romances e frases se misturam e ajudam a estruturar uma obra cheia de emoção, onde o sentir ultrapassa o compreender.

Temas como vida, morte, maternidade, mulher, amor, alma, coração… temas recorrentes que viram cenas de um espetáculo envolto em vigor e paixão, num cenário, criado por Natalia Lana, que conta com uma bolha gigante e transparente de 2,50mt de altura, onde os bailarinos dançam e interagem. E ainda 400 ovos, que remetem ao início da vida, a fase embrionária, e um fio metálico representando o cordão umbilical e a finitude.

Post Patrocinado

Já a trilha sonora original, de Felipe Habib e Plínio Profeta, com muito percussão, traz vários instrumentos musicais como acordeom, violão, piano, acompanha a subjetividade do espetáculo, misturando poesia, tensão, suavidade, com muitas camadas rítmicas e atmosféricas diferentes. E os figurinos repaginados, de Roberta Bussoni, foram inspirados em modelos dos anos 40.

Com 24 obras e 14 espetáculos em seu repertório, a Focus Cia de Dança se consagrou através da crítica especializada e sucesso de público. Apresentou-se em mais de 100 cidades brasileiras e levou sua arte para países como Colômbia, Bolívia, México, Costa Rica, Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, França, Alemanha e Panamá. Recentemente estreou o seu primeiro espetáculo infantil “BICHOS DANÇANTES”. Em 2020 lançou “CORAÇÕES EM ESPERA”, a mais nova criação do grupo, que foi exibida ao vivo, através de streaming, pelo YouTube, indicada ao prêmio APCA na categoria criação, ficando em cartaz por 17 semanas. Em 2019 ganhou o 1o Prêmio Cesgranrio de Dança, com a coreografia Keta, do espetáculo “STILL REICH”, e teve seu elenco indicado ao prêmio APCA durante a temporada na capital paulista, ainda neste ano recebeu a indicação de melhor coreografia para FOCUS DANÇA BACH pelo 2o Prêmio Cesgranrio de Dança e melhor bailaria Marina Teixeira e melhor bailarino José Villaça. Em 2017 se apresentou na última edição do Rock In Rio, ao lado de Fernanda Abreu. Em 2016 recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, maior condecoração da cultura brasileira.

Confira o teaser:

Foto: Manu Tasca.

Ficha Técnica

Direção Artística, concepção e coreografia: Alex Neoral. Direção de Produção e Gestão: Tatiana Garcias. Criado e Dançado com: Carolina de Sá, Cosme Gregory, Isaias Estevam, José Villaça, Marina Teixeira Monise Marques, Roberta Bussoni e Vitor Hamamoto. Coordenação de Projeto: Buenos Dias Projetos e Produções Culturais. Assistente de Coreografia e Ensaiadora: Luísa Vilar. Produção Executiva: Thais Pinheiro. Assistente de Produção: Bianca Rey. Trilha Sonora Original: Felipe Habib e Plínio Profeta. Iluminação: Renato Machado. Técnico de Iluminação: Anderson Ratto. Figurinos: Roberta Bussoni. Confecção de Figurinos: Jacira Garcias. Camareira: Rosi Amado. Visagismo: Daniel Reggio. Cenário: Natália Lana. Direção de Palco: Karina Mendes e Thiago Merij. Máscara: Maria Adélia. Programação Visual: Barbara Lana. Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti.

Serviço

Local: Teatro Riachuelo RJ – Rua do Passeio, 40 – Centro – Rio de Janeiro.

Temporada: 4 a 7/11. Quinta a sábado, 20h. Domingo, 19h.  

Classificação: Livre.

Ingressos: R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia-entrada).

Link para ingressos: https://www.sympla.com.br

Atenção: Os ingressos são para apresentação presencial e serão vendidos on-line pelo site, pelo totem que se encontra no teatro e pela bilheteria que funciona de segunda à sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X