O Portal da Arte Brasileira

Filme-teatro “Pindaúna” fica em cartaz on-line até 27 de junho

0 7

O filme-teatro “Pindaúna”, de significado farpa preta, fica em cartaz – com transmissões on-line e gratuitas – até 27 de junho. Contemplado pelo Edital de apoio à Cultura Negra – 1ª Edição, projeto tem como pano de fundo a história de Nuan, figura que se apresenta como onipresente, inicia uma viagem para dentro de si e aceita que suas memórias a libertarão da raiva que carrega como um cristal precioso.

A partir desta provocação e ao mesmo passo que se aprofunda em suas lembranças, retorna ao momento da morte do irmão, causada pela violência policial na porta de casa. Nuan se prepara para a emancipação das próprias dores, encontra-se meio à uma discussão com suas personalidades mais afetadas, é abençoada pelo tempo e passa pelo processo de cura intermediado pela Dama da Noite, revelando a mensagem de que é preciso ter coragem para escancarar as feridas.

Com este enredo, o público é convidado para refletir sobre as adversidades do cenário brasileiro, em um ato descompassado de imagens e sonoridades que definem um local de pertencimento, um jeito de dança e um jeito de fala.

Post Patrocinado

Ao todo, 20 sessões serão reproduzidas pelo canal de YouTube do grupo e, também, no Facebook de Centros Culturais do Município de São Paulo. Entre as unidades envolvidas, o Centro de Culturas Negras – Mãe Sylvia d’Oxalá, Centro Cultural Grajaú, Centro de Referência da Dança, Centro de Cultura Santo Amaro, Centro de Cultura Vila Formosa e Centro de Cultura Olido.

Gravada em São Paulo, no espaço Teatro de Contêiner Mungunzá, Pindaúna é uma obra da Cia. Sacana: grupo jovem, criado em 2019, composto majoritariamente por corpos pretos e LGBTQIA+, tendo como justificativa a pluralidade artística que passeia entre atrizes, dançarinos, cantores, artistas plásticos, modelos e influenciadores digitais.

Participam dessa temporada Amaiye, Bruno Coelho, Jonatha Cruz, Talitha Gonçalves, Tata Nzinga, Warley Noua, Yaga Goya e Erika Hilton.

Foto: Sheila Signario.

Serviço

Transmissão on-line.

Data: Até 27/6. Quintas, sextas, sábados e domingos, 20h.

Instagram: @ciasacana

YouTube: Canal Cia. Sacana.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X