O Portal da Arte Brasileira

Filme “Os Assassinos de Inês de Castro” estreia on-line em 17 de dezembro

0 15

Com direção de Munir Pedrosa, o filme Os Assassinos de Inês de Castro tem o poema dramático de Rui Xavier como ponto de partida. A estreia acontece dia 17 de dezembro, às 21h pelo canal do Youtube do longa e conta com Flávio Pacato, Marcelo Villas Boas, Marcelo Zorzeto, Maria Clara Manesco, Munir Pedrosa e Rodrigo Caetano no elenco.

O assassinato de Inês de Castro, político medieval, tem encontrado diversas interpretações na arte desde que aconteceu, sendo a mais famosa delas no Lusíadas, épico fundador do idioma. É com essa versão, a mais canônica do cânone, que o texto de Rui Xavier dialoga. Numa escrita poética, fortemente carregada de drama e reflexão filosófica, o texto dá voz justamente àqueles que, na narrativa camoniana, não a tem, coloca o fantasma de Inês em cena, põe protagonismo na voz dos assassinos, e, através da presença do surreal narrador, procura colocar a voz da própria História em cena, com suas contradições e becos sem saída.

No fundo de toda violência, desde aquela que foi sofrida por Inês até aquela sofrida por seus assassinos, encontramos o mesmo conflito fundamental de todas as sociedades humanas, entre as razões do afeto, do indivíduo, e as razões da política, que com tanta frequência o esmaga.

Post Patrocinado

Foto: Will Prado.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Rui Xavier. Direção: Munir Pedrosa. Assistente de direção: Dani D’Agostino. Fotografia: Will Prado. Luz cênica: Rodrigo Caetano. Cenografia e arte: Marcelo Maffei. Elenco: Flávio Pacato, Marcelo Villas Boas, Marcelo Zorzeto, Maria Clara Manesco, Munir Pedrosa e Rodrigo Caetano.

Serviço

Transmissão On-line.

Data: 17 a 22/12. Primeira exibição às 21h. Segunda exibição: Meia-noite.

YouTube: Os Assassinos de Inês.

O filme inicia no horário programado e sai do ar após o término da exibição.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

AVISO!

Em virtude da pandemia de Covid-19, alguns eventos foram cancelados ou sofreram alterações. Centros Culturais ou espaços de exposição também fecharam.

Consulte sempre antes de se direcionar a um evento presencial.

X